Seleção de frases do treinador português de futebol José Mourinho desde o regresso ao Chelsea, clube com o qual rescindiu esta quinta-feira por "mútuo acordo", na sequência de maus resultados:
Corpo do artigo
"Sei que em Inglaterra sou desejado pelos adeptos, pelos meios de comunicação social. (...) Em Espanha, a situação é diferente, porque há quem me odeie e muitos de eles estão nesta sala."
Numa conferência de imprensa como treinador do Real Madrid
30-04-2013
"Esta é a pior temporada da minha carreira."
Após a derrota com o Atlético de Madrid na final da Taça do Rei, na última temporada ao comando do Real Madrid
17-05-2013
"Na minha vida, tive duas grandes paixões: Inter e Chelsea. E o Chelsea é mais do que importante para mim."
Chelsea TV, 03-06-2013
"Agora sou uma pessoa mais calma, mais tranquila e feliz. Disse que era o 'Special One'? Agora sou o 'Happy One'!. Estou numa fase diferente."
Na apresentação como treinador do Chelsea
10-06-2013
"Tive tantos adjuntos na minha carreira. Sempre fui um livro aberto para eles, assim como para os treinadores das camadas jovens. Se beberia um copo de vinho com ele [André Villas-Boas]? Quando as pessoas me convidam, eu vou sempre. Nunca recuso."
27-09-2013
"Estou aqui para ficar. Pertenço ao Chelsea e o Chelsea pertence-me. Dei muito ao Chelsea no passado, mas o Chelsea também me deu muito a mim."
Jornal britânico Evening Standard, 13-01-2014
"Não preciso de um novo contrato. Eu não preciso de mais dinheiro porque o que eu tenho já é o suficiente."
BBC, 18-01-2014
"[Arsène] Wenger é um especialista em fracassos, eu não. Supondo que ele está certo e que eu tenho medo do fracasso, é porque eu não o conheço bem. Ele pode estar certo. Talvez porque eu não esteja acostumado a perder."
14-02-2014
"O Manchester City é um Jaguar e não se coloca uma placa L [ensino] num Jaguar."
14-02-2014
"Antes, os jogadores procuravam ganhar dinheiro com a sua carreira e só depois ser ricos, mas agora as pessoas que os rodeiam querem que sejam ricos antes de celebrar o primeiro contrato ou jogar nas grandes competições."
05-03-2014
"Só tenho quatro coisas a dizer: parabéns aos meus jogadores, porque deram o que têm e não têm, parabéns ao Sunderland, por ter ganhado, parabéns a Mike Dean [árbitro] pela sua atuação fantástica e parabéns a Mike Riley [chefe da arbitragem inglesa], porque o que fez durante a época é fantástico para a forma como decorre o campeonato."
19-04-2014
"Se amas aquilo que fazes, não perdes o cabelo. Vejam [o Pepe] Guardiola que está careca, o que significa que não gosta de futebol."
12-09-2014
"Se, no final do Mundial, o Paulo [Bento] ou a Federação Portuguesa de Futebol tivessem decidido [pela saída] seria mais normal. Agora, no início do processo [qualificação para Euro2016], mesmo depois de um jogo que não foi bom e o resultado pior, surpreende-me."
14-09-2014
"Esta competição [Liga dos Campeões] faz parte da minha história e eu faço parte da história dela. Vencer por três clubes seria único."
16-09-2014
"Fico, todavia, contente por perceber que ele [Jorge Jesus] lê Alexandre Dumas, ao contrário de mim. Limito-me a ler, quando posso, a gramática portuguesa, para um dia não me acusarem de andar aos pontapés com ela."
TVI24, 18-09-2014
"Tenho a certeza que não ganharei até porque reconheço que não mereço ganhar a Bola de Ouro."
Sobre a nomeação para melhor treinador do ano
MaisFutebol, 31-10-2014
"Podia ter havido 20 minutos de pausa no jogo, mas a situação teria sido a mesma, porque aconteceram coisas fora do campo que o árbitro não podia controlar. O árbitro não pode punir os apanha-bolas que desaparecem com a bola, o árbitro não pode punir os adeptos que ficam com a bola."
Após a derrota com o Newcastle
06-12-2014
"Não é um sucesso uma equipa que vai para a Champions e chega à final da Liga Europa. É um fracasso porque é consequência de ter sido eliminado."
09-12-2014
"Nos dois últimos encontros, distribuímos muitos presentes de natal, presentes que os amantes de futebol não gostam."
Depois da derrota frente ao Tottenham, por 5-3
01-01-2015
"Eu poderia ter sido mais inteligente, como outros, e escolher uma equipa de um país onde é fácil ser campeão e se pode desfrutar do êxito com calma. No entanto, optei por escolher um país onde é difícil ganhar e um clube sem grande tradição de ganhar títulos. Optei por um trabalho difícil."
Depois de se sagrar campeão da Premier League pelo Chelsea
03-05-2015
"[Portugal] É um país com problemas, as pessoas estão a sofrer, houve muitos cortes, os mais velhos têm problemas com as reformas, os impostos são altos, há problemas de salários, emprego, tudo. Mas o FC Porto pagou 20 milhões de euros pelo Imbula e deu um salário incrível ao Casillas. O Sporting está a pagar milhões a treinadores e jogadores. O futebol contraria qualquer situação."
The Guardian, 19-07-2015
"Ele [Rafael Benitez] destruiu em seis meses a melhor equipa da Europa, na altura [Inter Milão]. Se ela [Montserrat Seara] se preocupasse com a dieta do marido, provavelmente não teria tempo para falar sobre mim."
29-07-2015
"Jon Fearn e Eva Carneiro não estarão no banco no domingo, mas isso não significa que não possam estar no futuro."
Sobre o diferendo com a então médica do Chelsea Eva Carneiro
14-08-2015
"Se estou sob pressão? Eu não estou sob pressão, os refugiados é que estão. É um prazer e uma honra ser o treinador do Chelsea."
Após a terceira derrota do Chelsea na Liga inglesa
13-09-2015
"Eu sou o atual campeão inglês. Porque deveria estar em apuros? Acho que é uma boa pergunta a que vocês não sabem responder."
15-09-2015
"Sentir que estou ali no museu [do FC Porto] -- e não é por ser uma das estátuas -- faz amolecer o coração."
28-09-2015
"Se me despedirem, despedem o melhor treinador da história do clube [Chelsea]."
03-10-2015
"Em caso algum resigno. O Chelsea não pode ter um treinador melhor do que eu. Há muitos treinadores no mundo do meu nível, mas não melhores do que eu. Portanto, nem pensar em fugir."
05-10-2015
"Quero treinar mais 15 anos. Vou conquistar mais títulos. Faltam-me dois dedos para ter as mãos cheias, mas ainda tenho mais dez nos pés."
15-10-2015
"A luta continua, às vezes há batalhas que são impossíveis de ganhar. Posso jogar contra qualquer equipa, contra qualquer treinador, ganhar ou perder, mas não se pode fazer mais."
Após a derrota em casa com o Liverpool (3-1)
31-10-2015
"Ele [José Mourinho] não precisa de provar nada a ninguém. Ele sabe o que fazer. Muitas pessoas falam sobre o assunto, mas não há hipótese [de sair do Chelsea]. Ele vai resolver o problema. Ele é o melhor."
Jorge Mendes, empresário de José Mourinho
BBC, 05-11-2015
"Neste momento, a minha equipa está numa fase em que é mais importante para mim o que nós fazemos do que propriamente estar preocupado com o adversário. Em condições normais, de nós estarmos com bons resultados e a ganhar, eu estaria mais preocupado com o FC Porto do que aquilo que estou."
08-12-2015
"Se tivessem ganhado, estaríamos todos a falar de um Lopetegui fantástico. Como o FC Porto perdeu, estão agora a falar de erros cometidos com a equipa. Eu sei que são cenários completamente diferentes, são culturas completamente diferentes."
09-12-2015
"Vejo-me a cumprir o meu contrato com o Chelsea. Faltam-me ainda três anos e meio. Vejo-me com capacidade para treinar qualquer equipa do mundo, mas haverá clubes que nunca orientarei."
11-12-2015
"Antes de perder o jogo com o Bournemouth, estava convencido que iríamos acabar em quarto e que teríamos um grande mês de dezembro. Tenho de ser honesto e dizer que a última derrota era algo que não pensei possível."
11-12-2015
"Olha-se para a tabela e estamos lá no fundo, mas só se pensa que se está na luta pela permanência quando se está naquelas posições durante três ou quatro meses."
14-12-2015
"Quando alguns dos jogadores não atingem os níveis de que são capazes, é difícil. Esta época, estamos muito mal, mas nem todos."