Chegaram até nós as novíssimas Asics Fuji Lite 3. Já conhecemos muito bem a marca e tivemos a oportunidade de fazer muitos e bons quilómetros com outros modelos, tanto de estrada como de trail, entre eles as velhinhas Fuji Trabuco 7, que mereciam ser emolduradas como troféu de guerra.
Corpo do artigo
Antes ainda de abrir a caixa, analisamos a informação técnica deste modelo. O nome "Lite" em tudo o que é "branding" de artigos quer dizer "leve": e aqui temos umas sapatilhas de trail a pesar 252, bem abaixo da média do que costumamos ver.
Outro pormenor que saltou à vista foi o drop (diferença de altura entre calcanhar e biqueira). Quase todas as Asics, e isto aplica-se aos modelos de estrada, têm um drop de oito milímetros. Pois as Fuji Lite 3 surpreendem com quatro milímetros. Por cá, somos fãs de modelos minimalistas de corrida e é excelente ver mudanças de paradigma. Há quem defenda que o calçado minimalista promove uma melhor técnica de corrida, por não interferir tanto com a biomecânica. Mas não queremos tomar partido nessa guerra.
Ao abrir a caixa
Logo à partida, reparamos na malha 3D que se estende pela sapatilha toda. Em alguns pontos, há o reforço com elementos de borracha para maior proteção, como na biqueira e junto ao logotipo nas laterais.
A Asics adotou também a janelinha para esconder os atacadores na língua. Sim, já todos vimos isto noutras marcas, e é verdade que ninguém gosta de ficar com os atacadores desamarrados a meio do treino ou da prova.
O amortecimento está totalmente a cargo da espuma FlyteFoam. Isto é importante ressalvar, porque a Asics é conhecida pela relação que tem com o gel de amortecimento. Ao longo dos últimos anos, a marca já se adaptou e tem vários modelos só com espuma para amortecimento. Em estrada, somos fãs das Dynaflyte, por exemplo.
Pernas ao caminho e siga para o monte
Devemos avisar que estas Fuji Lite 3 foram sujeitas a condições climáticas verdadeiramente intensas. Sabem os temporais de chuva e vento das últimas semanas? Pois elas estiveram lá. Não recomendamos de todo treinar no monte nestas condições, mas a verdade é que foi o que aconteceu.
A primeira sensação foi logo ótima, mesmo para um treino de 15 quilómetros. Apesar de serem novas, não sentimos necessidade de "quebrá-las" durante um dia ou dois de caminhadas. Adaptaram-se imediatamente ao terreno e sentimos o conforto e o encaixe certo desde os primeiros passos. São muito responsivas em terreno regular no monte, dando a sensação de estarmos a correr em estrada.
Uma questão que não é muito abordada nos testes de calçado para corrida é a resistência à torção. Isto é o quê, exatamente? Estão a ver aqueles saltos em que é preciso fazer de um lado para o outro para evitar obstáculos? Ao fazer isto, a entressola não sofre o stress de impacto que é habitual em corrida de estrada. São movimentos irregulares potenciadores de lesões se não tivermos os músculos das articulações bem reforçados e calçado apropriado. Isto para dizer que as sapatilhas têm um aperto perfeito de ponta a ponta. Mesmo o espaço de respiro na biqueira não deixa o pé "dançar" quando fica numa posição irregular no solo.
Ao nível de tração, foram competentes. Não são todo-o-terreno, porque para isso haveria sacrifício noutros aspetos do modelo. São na verdade perfeitas para treinos em ambiente misto de estrada e monte. Não as aconselhamos em terrenos muito técnicos, porque os tacos não são suficientemente salientes para garantir uma tração regular.
Resumo
As Fuji Lite 3 foram uma lufada de ar fresco pelo drop. São ótimas para quem treina em terrenos mistos sem grande tecnicidade. Como são muito leves e a sola não tem tacos muito profundos, são ótimas para quem procura velocidade em vez de conforto em longa distância.
PVP: 105€
Nota: O produto foi cedido pela marca