Em atualização - Os clubes das competições profissionais votaram favoravelmente, este sábado, em Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), a proposta de alargamento da I Liga, de modo a reintegrar o Boavista.
Corpo do artigo
Com a decisão anunciada em fevereiro pelo Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol de considerar nula a decisão da descida do Boavista, na sequência do Apito Dourado, a Comissão Executiva da LPFP decidiu levar à apreciação dos clubes uma solução que implica ainda a realização de uma "liguinha" no final da atual temporada.
A proposta prevê o alargamento do campeonato principal para 18 clubes, de forma a poder acolher o Boavista em 2013/14.
A proposta da Comissão Executiva da Liga, liderada por Mário Figueiredo, foi aprovada com maioria simples numa reunião magna muito concorrida, com 31 emblemas presentes, cujo único ausente foi o Nacional da Madeira.
O modelo prevê a disputa de uma "liguilha" para preencher a 18.ª vaga (o 17.º será o Boavista), a realizar no final da presente temporada, envolvendo os dois últimos classificados da I Liga e os terceiro e quarto da II Liga.
Será um mini-torneio que envolverá o 15.º e o 16.º classificados da I Liga, e o terceiro e o quarto classificados da II Liga, excetuando as equipas B.
Esta "liguinha" disputa-se por eliminatórias, sendo a primeira jogada entre o 15.º do primeiro escalão e o quarto do segundo, e o 16.º da I Liga e o terceiro da II Liga, com os vencedores destes dois encontros a decidirem entre si a última vaga.
A proposta prevê também um regime transitório no que diz respeito às despromoções na II Liga, podendo não descer três equipas, como estava inicialmente previsto.