Equipa italiana arrasa Bayer Leverkusen na final de Dublin e conquista o primeiro grande troféu desde 1963 e o primeiro título internacional, graças a um hat-trick de Lookman (3-0). Benfica fica, para já, pendurado no que diz respeito à qualificação direta para a Liga dos Campeões
Corpo do artigo
Concretizou-se o que se esperava, mas ao contrário. O Bayer Leverkusen chegou a Dublin como favorito e sem derrotas, mas foi atropelado pela Atalanta, com a equipa de Bérgamo a impôr-se, esta quarta-feira, na final da Liga Europa, desequilibrada também pelo talento de Ademola Lookman.
O internacional nigeriano, de 26 anos, teve a noite de uma vida e assinou os três golos da equipa de Gian Piero Gasperini, que chegou ao intervalo já a vencer por 2-0 e a dominar em toda a linha.
O Bayer Leverkusen não teve resposta para a pressão asfixiante da Atalanta e só a partir dos 60 minutos, quando a frescura física começou a ressentir-se, é que chegou a cercar a área de Musso, sem, no entanto, criar qualquer grande oportunidade para reduzir a desvantagem.
Pelo contrário, à Atalanta quase bastou fazer a bola chegar a Lookman para criar perigo, com o terceiro golo a ser a prova disso: drible e finalização indefensável.
Aos 52.º jogo, o Leverkusen sofre a primeira derrota em 2023/24 e que custa logo um grande título. Pior também para o Benfica que, assim, não garante (para já) o apuramento direto para a fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima época.