Grigorii Skorniakov surpreende rivais na meta em Viana do Castelo. Frederico Figueiredo segura camisola amarela.
Corpo do artigo
As decisões em velocidade regressaram, ontem, ao Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc, e com um protagonista inesperado. Grigorii Skorniakov (Technosylva Maglia Bembibre) surpreendeu os habituais candidatos à vitória ao sprint e foi o mais rápido na longa reta da meta da Praia Norte, em Viana do Castelo.
O corredor russo, de apenas 19 anos, entrou bem posicionado para os últimos 300 metros e, assim que encontrou uma brecha, assumiu a dianteira, superando, respetivamente, Santiago Mesa (Efapel) e Leangel Liñarez (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua).
Menos surpreendente que a vitória do corredor da equipa espanhola foi a manutenção da camisola amarela por Frederico Figueiredo (Sabgal/Anicolor), que foi gerindo os duelos com os principais adversários, conseguindo manter a margem de um segundo para Afonso Eulálio (ABTF/Feirense), mas perdendo terreno para Tiago Antunes(Efapel), que foi astuto na batalha pelas bonificações e reduziu de 7 para 5 segundos a desvantagem para o líder.
Início morno
Com margens da classificação geral tão curtas, essa luta pelos segundos de bónus nas metas intermédias ganhou especial atenção, mas a etapa até começou morna, com uma parte inicial de ténues ataques, sem causarem mossa a um pelotão que rolou compacto até aos 46 quilómetros, quando uma fuga de seis elementos agitou o andamento da corrida.
Entre os fugitivos, Ivo Pinheiro (ABTF/Feirense) mostrou-se o mais inconformado, participando na primeira iniciativa, que não teve longevidade, e entrando, depois, num novo grupo de aventureiros, que se formou aos 88 quilómetros, mas também sucumbiria na parte final.
Miquel Valls (Gi Group/ /Simoldes/UDO), ainda tentou um derradeiro contra-ataque, mas que também foi anulado a quatro quilómetros do fim pelas equipas dos velocistas, deixando a corrida numa perfeita situação para o sprint, onde brilhou Grigorii Skorniakov.