Federação procura soluções individuais para que a comitiva lusa chegue a tempo aos Mundiais de Atletismo, que começam este sábado, em Budapeste, na Hungria.
Corpo do artigo
A comitiva portuguesa que vai participar nos Mundiais de atletismo em Budapeste ficou retida em Frankfurt, na Alemanha, devido ao mau tempo. A missão portuguesa é uma das afetadas pelo cancelamento de voos para Budapeste nas últimas horas e não sabe quando vai conseguir chegar à capital húngara.
O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, explica que os atletas da seleção portuguesa estão a tentar encontrar a melhor solução de viagem para a ligação a partir de Frankfurt.
Os 28 atletas portugueses partiram na quinta-feira à tarde de Lisboa e passaram a noite num hotel na Alemanha.
"É impossível viajar em grupo neste momento, porque a Lufthansa não nos assegura esse voo durante o dia de hoje. Estão a remeter-nos para o dia seguinte, para amanhã, o que para nós é inconcebível e, portanto, estamos a tentar por outros voos e com outras ligações resolver o problema. Estão a ser encontradas soluções parcialmente por pequenos grupos, por prioridade do programa competitivo dos atletas. Há quem vá por Viena, há quem chegue por Amesterdão", explicou, à TSF, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira.
O responsável, que já está em Budapeste, acredita que nenhum atleta português vai falhar a competição, apesar de a delegação ter sido uma das afetadas pelo cancelamento de um voo no aeroporto de Frankfurt. "É um contratempo, obviamente, mas espero que este contratempo não afete de uma forma muito significativa os atletas", afirmou.
O primeiro português a competir em Budapeste2023, nas ruas da capital húngara, é o veterano marchador João Vieira, nos 20 quilómetros marcha, no sábado, a partir das 08:50 locais (07:50 em Lisboa), que está no grupo retido em Frankfurt.