Piloto belga foi o mais rápido na Superespecial de Coimbra, que abriu o Rali de Portugal de 2022. Armindo Araújo lidera a classificação dos portugueses
Corpo do artigo
Foram apenas 2,8 quilómetros, mas emoção foi algo que não faltou nas margens do Rio Mondego. Thierry Neuville foi o primeiro a sorrir na 55.ª edição do Rali de Portugal, ao vencer a superespecial de Coimbra, batendo por apenas 0,6 segundos o companheiro de equipa na Hyundai, o estónio Ott Tanak. Neuville, que venceu a prova portuguesa em 2018, é o primeiro líder do evento que marca o 50.º aniversário do Mundial WRC, mas a competição a sério só arranca hoje, com sete especiais na zona Centro do país a prometerem grandes diferenças de tempos antes da sempre espetacular Superespecial de Lousada a fechar o dia.
Aos 33 anos, Neuville deu uma autêntica aula de pilotagem em terra de doutores e bateu os dois maiores mestres da história do Mundial de Ralis, que, recorde-se, não fazem a época completa este ano. O oito vezes campeão do Mundo, Sébastien Ogier (que procura a sexta vitória no Rali de Portugal, o que seria um recorde absoluto), foi o melhor Toyota do dia, na quinta posição, à frente do jovem prodígio Kalle Rovanpera, que lidera o campeonato, após ter vencido os ralis da Suécia e da Croácia.
Também de volta à ação, após triunfar na prova de abertura, em Monte Carlo, o nove vezes campeão do WRC, Sébastien Loeb, marcou o oitavo melhor tempo e, no final, admitiu que muito dificilmente será candidato à vitória no Rali de Portugal.
O pódio do dia ficou completo com o Ford Puma de Craig Breen, que também ocupa o terceiro lugar da classificação do Mundial. Apesar de "detestar" superespeciais, Gus Greensmith foi o quarto mais rápido.
Armindo Araújo no top 20
Armindo Araújo, líder do Campeonato de Portugal de Ralis, foi o melhor luso, levando o Skoda à 17.ª posição, à frente de Bruno Magalhães (Hyundai), em 23.º, e Ricardo Teodósio (Hyundai), em 29.º.
Classificações - Coimbra (SE1) e Geral
1.º Thierry Neuville (BEL/Hyundai), 2.37,9 minutos;
2.º Ott Tanak (EST/Hyundai), a 0,6 segundos;
3.º Craig Breen (IRL/Ford), a 1,4s;
4.º Gus Greensmith (GBR/Ford), a 1,8s;
5.º Sébastien Ogier (FRA/Toyota), a 2,1s;
6.º Kalle Rovanpera (FIN/Toyota), a 2,7s;
7.º Takamoto Katsuta (JAP/Toyota), a 2,8s;
8.º Sébastien Loeb (FRA/Ford), a 3,4s;
9.º Elfyn Evans (GBR/Toyota), a 3,5s;
10.º Adrien Fourmaux (FRA/Ford), a 4,4s;
17.º Armindo Araújo (POR/Skoda), a 6,2s;
23.º Bruno Magalhães (POR/Hyundai), a 7,8s;
29.º Ricardo Teodósio (POR/Hyundai), a 8,9s;
32.º Miguel Correia (POR/Skoda), a 10,4s.