Auriol Dongmo quer revalidar nos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta o título do lançamento do peso, assumindo a responsabilidade de chegar a Istambul como campeã.
Corpo do artigo
"Esta é a competição mais importante do inverno e tenho trabalhado muito para chegar bem. Tenho de lançar o mais longe possível, porque as adversárias são muito fortes. Vou dar o meu melhor e vou lançar o mais longe que conseguir", afirmou Auriol Dongmo.
Em declarações à agência Lusa, a lançadora do Sporting, de 32 anos, assumiu o peso da medalha de ouro, conquistada em Torun 2021, na Polónia, a sua primeira conquista como portuguesa.
Desde então, sagrou-se campeã do mundo "indoor", em Belgrado, no ano passado, com o recorde nacional de 20,43 metros, antes de arrebatar a medalha de prata do Europeu ao ar livre, em Munique.
"Claro que é uma responsabilidade. Ganhei há dois anos e quero ganhar outra vez. Por isso, vou lutar para chegar lá", vincou a segunda favorita da lista de inscritas, com 19,24 metros esta época, menos um centímetro do que a neerlandesa Jessica Schilder.
Jessica Inchude, a segunda melhor lusa, ocupa o quinto lugar na lista (18,47), mas ambiciona mais.
"Um atleta quer sempre estar em primeiro. Fiz o meu recorde pessoal com 18,47, mas não estava assim agressiva. O meu objetivo para esta época é chegar aos 19 metros. Acho que estou mais perto, que vou lá chegar e tentar ser a melhor de Portugal", prometeu a também lançadora do Sporting, em declarações à Lusa.
Igualmente presente no concurso do lançamento do peso feminino, cuja qualificação está marcada para quinta-feira, às 20.40 horas locais (17.40 horas em Lisboa) e a final para sexta-feira, a partir das 20.53 horas (17.53 horas), está Eliana Bandeira, do Benfica, que chega a Istambul como nona melhor, com um recente recorde pessoal de 17,97 metros.
A 37.ª edição dos Europeus "indoor" vão ser disputados entre quinta-feira e domingo, na Ataköy Arena, em Istambul.