Primeiro embate entre candidatos ao título vai aquecer um Dragão a rebentar pelas costuras.
Corpo do artigo
À terceira jornada, eis-nos perante o primeiro clássico da época, que põe frente a frente as duas equipas mais fortes do campeonato anterior. Depois de terem protagonizado embates muito quentes na temporada passada, dentro e fora do campo, com vantagem desportiva para os dragões, F. C. Porto e Sporting voltam a testar-se, num jogo antecedido de uma transferência que deixou os leões sem o influente Matheus Nunes, contratado pelo Wolverhampton.
O assunto não podia passar ao lado do pré-jogo e Sérgio Conceição fez questão de entregar a proverbial má disposição para o homólogo leonino. "Desta vez, é o Ruben que está um bocadinho aziado", atirou o técnico portista, ao que Amorim respondeu com diplomacia, mas sem esconder o incómodo pela saída de um dos jogadores mais influentes da equipa de Alvalade.
Dentro do relvado, este clássico da azia não terá Matheus Nunes, mas haverá na mesma 22 jogadores à procura de protagonismo e de ajudar os respetivos clubes a conseguir uma vitória importante. Nos onzes prováveis, ressalta um fator que joga a favor do F. C. Porto: a nível de experiência em clássicos com o rival, os prováveis titulares da equipa de Conceição somam 78 jogos, contra 52 dos jogadores do onze que Ruben Amorim deverá apresentar.
O mais rodado até é o leão Coates (já fez 20 clássicos entre F. C. Porto e Sporting), mas depois vêm os dragões Pepe (18), Otávio (15) e Marcano (10). A equipa lisboeta tem três prováveis estreantes (St. Juste, Morita e Trincão), enquanto do lado azul e branco todos os jogadores apontados ao onze já têm experiência em duelos deste calibre, embora, a confirmar-se a ausência de Grujic, o médio Eustaquio possa alinhar depois de ter jogado apenas alguns minutos num dos clássicos da época passada.
Sem caráter decisivo
Os dois treinadores tiraram carga dramática ao jogo de hoje, por se disputar logo à terceira jornada, mas o facto de o Sporting entrar atrás do F. C. Porto na tabela pode ter influência: se perder, a equipa leonina ficará a cinco pontos do rival e, num futuro próximo, talvez também a cinco do Benfica, que adiou o jogo desta ronda para o dia 30, devido ao play-off da Champions. As águias estarão, decerto, a torcer por um empate que lhes dê possibilidades de ganhar terreno aos dois adversários na luta pelo título.
REGISTO
Empates a abrir nas duas últimas temporadas
Nas duas épocas anteriores, F. C. Porto e Sporting também se defrontaram logo nas primeiras jornadas do campeonato, mas no Estádio de Alvalade, em jogos que terminaram empatados (1-1 em 2021/22, à quinta ronda, e 2-2 em 2020/21, à quarta jornada). A tradição recente de embates precoces numa temporada entre os dois clubes inclui ainda uma vitória leonina em casa, por 2-1, à terceira jornada de 2016/17, e um triunfo caseiro por 2-0 dos dragões, à sexta ronda de 2012/13. Em 2014/15, também à sexta jornada, registou-se mais um empate em Alvalade (1-1).