O Barcelona deu, este domingo, mais um passo seguro em direção ao título espanhol de futebol, ao vencer por 1-0 na receção ao Atlético de Madrid, em jogo da 30.ª jornada da Liga, consolidando a liderança da prova.
Corpo do artigo
Um golo marcado pelo avançado Ferran Torres, aos 44 minutos, após assistência do brasileiro Raphinha, permitiu ao Barça quebrar uma série de três jogos sem ganhar - e sem marcar -, que começou com uma goleada por 4-0 sofrida perante o Real Madrid, para a Taça do Rei, e se prolongou no campeonato com nulos ante o Girona e o Getafe.
O Barcelona recolocou em 11 pontos a vantagem sobre o Real Madrid, que venceu (2-0) no sábado na receção ao Celta de Vigo, treinado por Carlos Carvalhal, e também ficou menos acossado no segundo lugar, pois o Atlético de Madrid, terceiro classificado, está agora a cinco pontos de distância.
O jogo arrancou com um remate do francês Antoine Griezmann à barra da baliza catalã, mas entrou depois num ritmo lento e a animação só regressou perto do intervalo, com o tento de Ferran Torres, que lançou as bases para uma segunda parte mais movimentada, apesar de não ter tido golos.
O guarda-redes alemão Marc-Andre ter Stegen manteve a baliza inviolada pela 23.ª vez no campeonato espanhol, o que lhe permitiu igualar o recorde do clube estabelecido pelo guardião chileno Claudio Bravo na época 2014/15, quando ainda faltam oito jornadas para o fim da competição.
O Valência, com o médio português André Almeida no onze, conquistou uma importante vitória na luta pela manutenção no reduto do lanterna-vermelha Elche, por 2-0, mantendo-se no 18.º e antepenúltimo lugar, mas agora em igualdade com o 17.º colocado, o Almería, primeira equipa fora da zona de despromoção.