O Benfica, campeão europeu, foi derrotado, este sábado, por 3-2 pelo Barcelona, que no domingo decidirá o título continental de hóquei em patins em casa frente ao F.C. Porto.
Corpo do artigo
No Palau Blaugrana, os "encarnados" ainda estiveram na frente nesta meia-final da Liga Europeia com golo de João Rodrigues (06), mas, ainda na primeira parte, Matias Pascual (17) e Pablo Álvarez (22) deram a volta.
Na etapa complementar, Marc Gual (30) ampliou a vantagem catalã e João Rodrigues (46), de livre direto, ainda reduziu, mas o golo foi insuficiente para impedir o "Barça" de tentar sagrar-se campeão europeu pela 20.ª vez.
Em busca do segundo título europeu, o Benfica assumiu o estatuto e começou muito bem, repartindo o controlo da bola e aos 6 minutos adiantou-se, com Valter Neves a passar na direita para a zona frontal onde surgiu João Rodrigues, nas costas de defesa, a desviar para o golo.
Apenas três minutos depois, o avançado podia ter bisado, mas, completamente isolado, atirou à trave e, na recarga, ao poste, em duplo azar frente ao experiente Aitor Egurrola.
Marc Torra (16) falhou um livre direto, mas no minuto seguinte os catalães igualaram, com Torra a cruzar na direita e Matías Pascual a dividir com João Rodrigues a "responsabilidade" do golo.
Os espanhóis dominavam, mas apostavam essencialmente na meia-distância, já que o Benfica defendia muito bem.
A exceção surgiu aos 22 minutos, quando Pablo Álvarez conduziu um contra-ataque e rematou em frente a Tuco, com o guarda-redes "encarnado" a não ver a bola partir para o fundo das redes.
Carlos López (28) falhou um livre direto e no mesmo minuto Pablo Álvarez também não aproveitou oportunidade igual, até que, aos 30 minutos, Marc Torra atirou de meia distância e Marc Gual, emparelhado com Tuco, desviou para o 3-1.
Carlos López (31) desperdiçou depois o empate na cara de Egurrola e Raúl Marin (41) permitiu a Guillem Trabal defender o terceiro livre direto, numa altura em que o desafio estava mais partido, com oportunidades em ambas as balizas.
Aos 46 minutos, João Rodrigues dispôs de oportunidade igual e não desperdiçou, permitindo ao Benfica sonhar com o empate, que nunca chegou, nos 3.36 minutos ainda por disputar.
No outro jogo, o F.C. Porto venceu o Vendrell por 6-3.