Pep Guardiola segue invicto no Bernabéu e o seu Barça a dar lições ao Real Madrid, esta quarta-feira, que pagou com nova derrota (2-1) outra invenção de José Mourinho. Cristiano Ronaldo marcou primeiro, mas golos de Puyol e de Abidal puseram o Barça à beira das meias-finais da Taça do Rei de Espanha.
Corpo do artigo
O futebol voltou a ser justo com o Barcelona. Quinta vitória de Guardiola no Bernabéu, em seis jogos, e quinta sobre Mourinho, em nove duelos, com Puyol, autor de um golo, a somar o 51.º jogo seguido sem perder pelo Barça.
Só deu Barcelona na primeira parte, mas quem saiu a vencer foi o Real Madrid. Frango de Pinto, a remate de Cristiano Ronaldo (11 m). O golo acentuou a estratégia de Mourinho, assente na contenção defensiva - apostou em Ricardo Carvalho, Altintop e no "trivote" do meio-campo - e na velocidade no ataque. E bastou uma vez para CR7 fazer a diferença. Isto porque do outro lado estava Casillas, inspirado e protegido pela sorte - Alexis atirou ao poste e Iniesta errou a pontaria.
Quem não perdoou foi Puyol (49 m). Canto de Xavi e entrada fulgurante de cabeça, com Pepe a dormir. O Barça continuou a jogar e o Real a ver, excepção à iniciativa de Altintop, que Benzema rematou, de cabeça, ao poste (58 m).
Seguiram-se as asneiras de Pepe, que simulou uma agressão de Cesc (63 m) e pisou a mão de Messi (68 m). O argentino vingou-se com um passe magistral, a isolar Abidal, outro defesa, para o 2-1 (77 m).
Acabou aí o futebol, pois o Real Madrid entrou numa espiral de desatino colectivo.
Real Madrid, 1 - Barcelona, 2
Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.
Árbitro: Muñíz Fernández (Colégio Asturiano).
Real Madrid: Casillas; Altintop, Ricardo Carvalho, Sérgio Ramos e Fábio Coentrão; Lass (Ozil, 66), Pepe (Granero, 80) e Xabi Alonso; Benzema, Higuaín (Callejón, 66) e Cristiano Ronaldo. Treinador: José Mourinho.
Barcelona: Pinto; Daniel Alves, Piqué, Puyol e Abidal; Xavi (Thiago, 86), Busquets e Iniesta; Alexis (Adriano, 82), Cesc (Cuenca, 89) e Messi. Treinador: Pep Guardiola.
Ao intervalo: 1-0 Golos: Cristiano Ronaldo (11), Puyol (49) e Abidal (77). Amarelos: Pepe (17), Piqué (20), Busquets (55), Fábio Coentrão (59), Callejón (68), Puyol (79) e Ricardo Carvalho (87).