As "águias" voltaram a vencer os "dragões", no Dragão Arena, por 73-62, e estão a uma vitória de revalidar o título de campeão nacional. O próximo desafio será disputado na Luz.
Corpo do artigo
O Benfica voltou a repetir o desfecho de quarta-feira ao vencer o F. C. Porto, no próprio reduto, pelo marcador de 73-62. Desta forma, os "encarnados" passam a ter uma vantagem de 2-0 e estão a um jogo de conquistar o tricampeonato. Nem sempre o desafio correu bem aos comandados de Norberto Alves, contudo, uma segunda parte de acerto permitiu ao Benfica recuperar de uma desvantagem de nove pontos.
As "águias" até entraram melhor no jogo e abriram para uma diferença de 6-0. No entanto, o F. C. Porto, comprometido a não cometer os mesmos erros que no primeiro desafio, mostrou ser mais intenso nos dois lados do campo e deu rapidamente a volta ao marcador. Os azuis e brancos, com o "reforço" Max Landis, conseguiram sair na frente no primeiro período (16-13) e ampliaram a diferença para o intervalo (37-28).
Na retoma houve uma troca de papéis. O F. C. Porto mostrou algumas dificuldades para delinear jogadas. Por outro lado, o Benfica conseguiu recuperar no conto defensivo, afinou da linha de três, convertendo quatro bolas, e saiu na frente no fecho do terceiro período (51-50).
Com uma diferença tão curta e com tanta coisa em jogo, eis que chegou por fim o quarto e decisivo período num duelo em que cada lance era disputado repleto de ímpeto e intensidade. Numa fase em que o desafio estava taco a taco, Drechsel marcou um triplo exímio, abriu a diferença para quatro pontos e obrigou Fernando Sá a um desconto de tempo.
Após esta paragem, ambos os conjuntos entraram numa fase de desperdício ofensivo. Seria Broussard a colocar termo a este ciclo "congelado" do jogo. O extremo marcou uma bola de três e assistiu para um afundanço de Carter, abrindo a vantagem para nove pontos (63-54). Até ao final, o Benfica conseguiu gerir o jogo e acabou por vencer por 73-62.
Entre os destaques, Broussard (14) e Drechsel (14) combinaram para 28 pontos dos "encarnados". Já Fayne foi o destaque dos "dragões" ao registar um duplo-duplo de 20 pontos e 10 ressaltos.
O próximo duelo será disputado no Pavilhão da Luz, na próxima segunda-feira, às 15 horas. Em caso de vitória o Benfica poderá fechar as contas e festejar a conquista do 30.º campeonato nacional.