Equipa de basquetebol do CLIP (Colégio Luso-Internacional do Porto) está aberta a alunos ligados a outras instituições de ensino.
Corpo do artigo
A equipa do CLIP (Colégio Luso-Internacional do Porto) distingue-se da maior parte dos clubes que praticam a modalidade por estar ligada a um estabelecimento de ensino, um pouco à imagem do que é a filosofia do desporto norte-americano. Além do basquetebol, o colégio também tem equipas de futebol e natação, enquadradas num projeto aglutinador e com resultados visíveis. O basquetebol conta com 16 escalões, sendo os babys a base da pirâmidade e que contempla atletas com cinco anos de idade.
“Quando entrei no CLIP houve um incentivo por parte da escola para levar tudo mais a sério, principalmente a nível de treinos, e com o objetivo de participar no máximo de competições possíveis, a nível escolar e também em torneios internacionais”, disse, ao JN, o coordenador Pedro Meireles. Desde logo, desfez o mito de que só podem participar nas modalidades alunos do colégio. “É muito importante quebrar este dogma. Sempre fomos abertos à comunidade. A partir dos sub-16, mais de 40% dos atletas são externos”, revelou.