Basquetebolista que assumiu homossexualidade assina contrato com os Brooklyn Nets
O basquetebolista norte-americano Jason Collins, o primeiro jogador da NBA no ativo a assumir a sua homossexualidade, assinou no domingo um contrato de dez dias com os Brooklyn Nets, anunciou a equipa.
Corpo do artigo
A contratação foi confirmada na conta oficial da equipa na rede social Twitter e esperava-se que Jason Collins aparecesse equipado já no domingo, no jogo dos Brooklyn Nets com os Los Angeles Lakers.
O "manager" dos Nets, Billy King, justificou a contratação de Jason Collins como uma decisão de caráter desportivo: "Não tem nada a ver com marketing. Se trazemos alguém para os Nets é porque sentimos que pode ajudar a equipa", disse.
Billy King referiu que "a experiência e a altura [2,13 metros]" de Jason Collins pesaram na decisão.
O jogador, de 35 anos, assumiu a sua homossexualidade em abril do ano passado, num artigo publicado na revista norte-americana Sports Illustrated.
Na altura, recebeu mensagens de apoio, pela sua coragem em assumir a sua homossexualidade, de personalidades como o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, vários jogadores e o comissário da NBA, David Stern, do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, cuja filha Chelsea era amiga de Collins na Universidade de Stanford, e da ex-basquetebolista portuguesa da NBA feminina Ticha Penicheiro.
Collins jogou 12 temporadas na Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) em seis equipas diferentes, tendo representado os Bolton Celtics e os Washington Wizards na época passada.