Belenenses derrotado por eslovenos complica futuro na Liga Europeia de andebol
O Belenenses perdeu este sábado, por 28-23, na receção aos eslovenos do RK Trimo Trebnje, na primeira mão da primeira ronda de qualificação da Liga Europeia de andebol, tendo ficado em posição fragilizada para se apurar.
Corpo do artigo
Após um enorme equilíbrio no primeiro tempo, com as duas equipas a irem para intervalo com um empate 12-12, a formação da Eslovénia foi muito superior na segunda parte, onde os 'azuis' do Restelo acusaram a longa paragem provocada pela pandemia de covid-19, que suspendeu em março e, posteriormente, cancelou as competições da temporada transata, com o regresso a efetivar-se apenas agora.
Embora o jogo tenha sido disputado à porta fechada, devido ao surto do coronavírus, alguns adeptos do Belenenses não desistiram e conseguiram fazer-se sentir no interior, apoiando com cânticos e tambores do lado de fora e vendo o jogo através das grades laterais do pavilhão Acácio Rosa, a criar um pouco do ambiente que a pandemia afastou do desporto.
Essa força foi transportada para os jogadores do Belenenses, que regressou à elite europeia após 11 anos de ausência, dando uma excelente réplica ao quarto classificado da liga eslovena do ano anterior até ao descanso, em 30 minutos muito equilibrados que culminaram num 12-12.
Apesar da fantástica entrada na segunda parte, onde o clube da Cruz de Cristo conseguiu faturar por três vezes sem resposta (15-12), o RK Trimo Trebnje demonstrou estar em melhores condições físicas e, aproveitando algumas falhas dos lisboetas, conseguiram recuperar e passar definitivamente para a frente a cerca de 10 minutos do fim.
Com Gal Cirar em grande destaque, anotando oito golos, os eslovenos foram aumentando gradualmente a vantagem até final, valendo ainda algumas boas intervenções de Miguel Moreira na baliza do Belenenses a impedir uma derrota maior. No lado do Belenenses, Cláudio Pedroso, que acabou expulso, e Tiago Ferro foram os melhores jogadores no ataque, com quatro golos cada.
Para a segunda mão, no próximo sábado, os comandados de Luís Monteiro têm a difícil tarefa de recuperar cinco golos na Eslovénia e continuar nas provas europeias, em que o Benfica, também hoje, venceu na receção aos austríacos do Fivers, por 28-26, na mesma fase da prova.