O jogo Bélgica-Suécia, do grupo F de qualificação para o Euro24, que decorria em Bruxelas, esta segunda-feira, foi cancelado pela UEFA, na sequência do ataque terrorista que vitímou dois adeptos visitantes. Uma nova data para o jogo, que ao intervalo estava empatado a uma bola, deverá ser conhecida esta terça-feira.
Corpo do artigo
O duelo entre a Bélgica e a Suécia, desta segunda-feira, a contar para o Grupo F da fase de apuramento para o Europeu de 2024, no Estádio Rei Balduíno, na Bélgica, foi interrompido ao intervalo, na sequência de um ataque terrorista que vitimou dois adeptos visitantes, ainda antes do apito inicial. Na ida para o descanso, os jogadores de ambas as equipas souberam do tiroteio, nas imediações do local de jogo, e não regressaram ao relvado.
"Na sequência de um alegado ataque terrorista esta noite em Bruxelas, foi decidido, após terem sido consultadas as duas seleções e as autoridades policiais locais, que o encontro de qualificação para o Euro2024 entre Bélgica e Suécia está cancelado", pode ler-se em comunicado oficial da UEFA.
Face à situação de insegurança, adeptos e jogadores foram retidos, por várias horas, no estádio. A seleção sueca, mal obteve autorização para se ausentar do recinto, viajou para o aeroporto e abandonou o país. "A Bélgica já está qualificada e nós não temos hipótese de ir ao Campeonato Europeu, não vejo motivos para repetir o jogo", sublinhou Victor Lindelof, capitão da formação nórdica, quando questionado sobre a repetição deste embate.
A verdade é que o regulamento da UEFA estipula que "se um jogo não puder ser disputado ou apenas puder ser disputado parcialmente, a totalidade ou o período restante do jogo será, em princípio, disputado no dia seguinte, sem prejuízo de possíveis sanções disciplinares".
O organismo gestor do futebol na Europa tomará uma decisão, quanto a uma nova data, ainda esta terça-feira. Contudo, não havendo abertura de ambas as federações para discutir uma nova data, a poucas horas do ataque, o mais certo é o duelo ser agendado para a próxima "pausa" internacional, daqui a um mês.
“Se não for possível remarcar o jogo para o dia seguinte, a Administração da UEFA definirá uma nova data durante o período relevante do calendário de jogos internacionais ou o mais próximo possível desta data”, explica ainda o regulamento da UEFA.
No Grupo F, onde a Suécia já não tem qualquer hipótese de marcar presença no próximo Europeu, a Bélgica e a Áustria lideram, em igualdade pontual, com 16 pontos. O jogo desta segunda-feira, que estava empatado ao uma bola, ao intervalo, será, certamente, decisivo nas contas finais do grupo.
Viktor Gyökeres, avançado do Sporting, abriu a contagem com uma grande jogada individual, aos 15 minutos. O tento do empate veio dos pés de Romelu Lukaku, avançado da Roma, aos 31 minutos, de grande penalidade.
Veja aqui o golo do avançado sueco: