Bellingham é o futebolista mais valioso, Rúben Dias lidera entre os portugueses
O CIES compilou os futebolistas mais valiosos da atualidade, colocando Jude Bellingham no topo da lista, com um valor de 208,2 milhões de euros. Rúben Dias é o português com melhor cotação e há quatro jogadores a jogar na Liga portuguesa no top 100.
Corpo do artigo
Nem Mbappé, nem Halland ou mesmo Vinícius Jr. O jogador mais valioso do mundo é o internacional inglês Jude Bellingham, médio do Borussia Dortmund, avaliado em 208,2 milhões de euros pelo Observatório do Futebol (CIES).
O médio, de 19 anos, que representou a seleção inglesa no último Mundial, leva nove golos em 22 jogos pelo Borussia Dortmund e é cobiçado pelo Real Madrid.
Os restantes lugares do pódio são ocupados pelo inglês Phil Foden, do Manchester City (200,5 milhões de euros), e o francês Kylian Mbappé, do PSG (190,7 milhões de euros).
No top 10 surgem nomes como Vinícius Jr, do Real Madrid (190,5 milhões de euros), Erling Haaland, do Manchester City (174,9 milhões de euros), ou dos médios do Barcelona Pedri (170,2 milhões de euros) e Gavi (147,6 milhões de euros).
A lista dos 100 jogadores mais valiosos do mundo conta com vários portugueses: Rúben Dias (105 milhões de euros), João Cancelo (103,6 milhões de euros) e Bernardo Silva (90,7 milhões de euros), do Manchester City; Bruno Fernandes (93,6 milhões de euros), do Manchester United; Diogo Jota (68,4 milhões de euros), do Liverpool; Rafael Leão (67,3 milhões de euros), do AC Milan; Nuno Mendes (63,7 milhões de euros) e Vitinha (55 milhões de euros), do PSG; e João Félix (55,2 milhões de euros), do Atlético de Madrid.
Diogo Costa (62,5 milhões de euros), do F. C. Porto, Enzo Fernández (80,3 milhões de euros) e Gonçalo Ramos (60,1 milhões de euros), do Benfica, e Gonçalo Inácio (55,9 milhões de euros), do Sporting, representam a Liga portuguesa na lista.