A Associação de Futebol de Santarém decidiu penalizar o emblema pelo episódio da época anterior. A punição implica a desqualificação na temporada passada, o que leva a uma descida de divisão e, ainda, a aplicação de uma multa de 300 euros
Corpo do artigo
A decisão foi tomada e comunicada a ambos os clubes. Em causa está o polémico jogo da temporada transata, que fez correr muita tinta, entre Benavente e Mação, num resultado bem expressivo e com números impraticáveis no futsal: 60-0!
O assunto ganha outro teor, uma vez que, graças a este triunfo, o Mação tornou-se campeão distrital. A partir para a última jornada em igual pontual com o Vitória de Santarém, no entanto, com uma diferença negativa de 33 golos, os maçaenses precisavam de um milagre e... foi isso que aconteceu. De imediato o assunto tornou-se mediático, ganhando proporções pela equipa visitante apresentar apenas três atletas para disputar a partida.
O Vitória de Santarém, na altura, emitiu um comunicado retratando o tema. "Um ato premeditado e concertado, anunciado na primeira pessoa pelo treinador do Benavente Futsal Clube há uma semana, e denunciado antecipadamente, de um modo formal, pelo Vitória de Santarém junto da Associação de Futebol de Santarém. 'No sábado é que eu me vou rir. O Campeonato de Seniores já foi", expressaram.
Em resposta ao acontecimento e às repercussões mundiais do episódio, a Associação de Futebol de Santarém garantiu sentir-se "envergonhada" e deixou em suspenso as decisões quanto ao resultado e às implicações que teria na classificação do campeonato até participar a ocorrência e os factos ao Ministério Público.
Entretanto, a decisão foi tomada e a Associação de Futebol de Santarém puniu o Benavente com a desclassificação na época passada, tendo como consequência a descida de divisão, acrescendo, por fim, da aplicação de uma multa de 300 euros.
A deliberação é recente, e, nesse sentido, o Benavente tem a opção de recorrer sobre a decisão no Conselho de Justiça da Associação de Futebol de Santarém.