No jogo vencido pelas águias, muito se questionou a continuidade de David Carmo no terreno de jogo. João Pinheiro, contrariamente ao VAR, considerou amarelo, uma vez que o jogador estava "longe da baliza" e "lateralizado".
Corpo do artigo
No programa Juízo Final, emitido pela Sport TV, foram divulgados os áudios entre o árbitro João Pinheiro e o VAR, Artur Soares Dias, a propósito do lance no Benfica - F. C. Porto, onde foi questionada uma possível expulsão de David Carmo num duelo com Rafa.
VAR: "A velocidade com que o Rafa vai, tenho dúvidas e mais certezas que ele vai chegar primeiro do que a bola e vai sozinho. Tenho mais certezas que o Rafa ultrapassou e vai chegar primeiro que o outro. Está com a bola enquadrada".
João Pinheiro: "Para mim está longe da baliza. Para mim é amarelo, obrigado. O jogador está lateralizado".
Nas explicações sobre os lances, João Ferreira, ex-árbitro e vice-presidente do Conselho de Arbitragem, abordou a ação, lembrando que naquela altura o F. C. Porto já jogava reduzido a 10 unidades, por expulsão de Fábio Cardoso, e que os árbitros têm indicações para que a "acontecer uma segunda expulsão, a mesma não pode deixar dúvidas, tem de ser um lance claro".

