Benfica segue na frente com quatro pontos de vantagem em relação a F. C. Porto e Sporting. Há 11 anos que não havia tanta diferença entre candidatos.
Corpo do artigo
Cinco jogos, outras tantas vitórias. O Benfica não podia ter pedido melhor arranque no campeonato e, por esta altura, já leva quatro pontos de vantagem em relação aos principais rivais na luta pelo tão desejado título, muito também por culpa do empate (1-1) entre Sporting e F. C. Porto, em Alvalade.
A última vez que existiu uma diferença tão grande entre os três grandes foi 2010/11, quando o F. C. Porto liderava o campeonato com quatro pontos de vantagem sobre o Vitória de Guimarães, oito em relação ao Sporting e mais nove do que o Benfica. E a temporada não podia ter acabado melhor para a nação azul e branca: sob o comando de André Villas-Boas, conquistaram o título no Estádio da Luz, num campeonato em que não somou qualquer derrota, além de ter levantado a Taça de Portugal, Supertaça e Liga Europa.
Mas, ainda assim, tal vantagem nem sempre significa sorrisos em maio, uma vez que ainda há uma longa maratona pela frente. "É extremamente precipitado tirar qualquer tipo de conclusão em relação a esta vantagem", explicou, ao JN, o treinador Sérgio Vieira. "É muito cedo, os campeonatos são cada vez mais competitivos e equilibrados, as equipas preparam-se bem e a qualquer momento qualquer clube pode ter deslizes que fazem perder esses pontos de vantagem, que para já são poucos", acrescentou, apontando alguns fatores que podem levar a uma reviravolta na liderança. "Ninguém consegue adivinhar o que vai acontecer. Há situações que às vezes influenciam o rendimento dentro do grupo de trabalho por diferentes questões, como familiares", concluiu o técnico.
É esperar para ver.
Ecos
Famalicão é exceção
Desde 2010/11, só o Famalicão é que conseguiu, à quinta jornada, ser líder com mais pontos do que os três grandes. Foi em 2019/20, com os minhotos a somarem mais um ponto do que F. C. Porto e Benfica.
Águias líderes novamente
Na época passada, o Benfica também liderava o campeonato à quinta jornada. Os encarnados somavam 15 pontos, mais dois do que Sporting, que se viria a sagrar campeão, e cinco em relação ao F. C. Porto.
Igualdade por quatro vezes
À quinta jornada, desde 2010/11, houve quatro empates na liderança entre os "grandes". F. C. Porto e Benfica somavam os mesmos pontos em 2011/12 e 2012/13 e dragões e leões em 2015/16 e 2017/18.