Schjelderup marca golo que apura encarnados para os oitavos de final e permite encaixe de 26 milhões de euros. Trubin segura vantagem na segunda parte.
Corpo do artigo
Pela primeira vez na história, o Benfica bateu (1-0) o Bayern de Munique e garantiu o apuramento para os oitavos de final do Mundial de Clubes, num duelo discutido, em Charlotte, nos Estados Unidos. Perante o campeão alemão, os encarnados sentiram dificuldades, mas aproveitaram o seu melhor período para atacar pouco, mas com qualidade suficiente para ferir o colosso germânico. Nessa fase, Di María acrescentou qualidade e magia, e Schjelderup bateu Neuer para fazer o resultado final, logo aos 13 minutos.
A partir daí as águias defenderam com bravura, personalidade e tiveram um enorme Trubin na baliza perante a cavalaria alemã na segunda parte. O triunfo leva o Benfica a garantir o primeiro lugar do grupo e tem agora como adversário o Espérance Tunis ou o Chelsea, numa conquista que lhe permite somar, para já, 26 milhões de euros com a participação no Mundial de Clubes.
O Bayern entrou de forma agressiva e o Benfica sentiu enormes dificuldades em sair a jogar. Mas depois a equipa passou a respirar, Di María fez brilhar o guarda-redes Neuer e esteve na génese do lance em que a Schelderup marcou num excelente remate. A partir daí, os alemães procuraram chegar ao empate, mas os encarnados continuaram confortáveis no jogo e Pavlidis teve uma boa oportunidade para fazer o 2-0. Mas o bom momento das águias desvaneceu-se e a equipa adaptou-se à ideia de defender bem para segurar a vitória.
Os alemães lançaram Kimmich, Olise e Kanek e deram outra dimensão no plano ofensivo. Dominaram e meteram as águias em sofrimento. Sané, por duas vezes, Muller e Pavlovic, depois, tiverem a oportunidade de ampliar o curso natural da estatística entre as equipas. No entanto, Trubin começou a crescer e teve intervenções seguras e determinadas na baliza, muito bem apoiado pelos centrais António Silva e Otamendi. Mesmo assim, sem nunca se render, o Benfica podia ter chegado ao segundo golo num lance protagonizado por Akturkoglu.