O Benfica vai defrontar o Az Alkmaar, nos quartos de final da Liga Europa. O sorteio, realizado esta sexta-feira de manhã, em Nyon, na Suíça, ditou, ainda, um encontro de Beto, guarda-redes do Sevilha, com o ex-clube, o F. C. Porto.
Corpo do artigo
Num sorteio sem condicionalismos, os dois clubes portugueses evitaram um confronto direto, que pode vir a acontecer em fases mais adiantadas da prova.
Os jogos estão marcados para 3 e 10 de abril e a final para 14 de maio, em Turim, a "casa" da Juventus, um dos principais candidatos à vitória.
A formação "encarnada" vai defrontar o sétimo colocado do campeonato holandês, a 19 pontos do líder Ajax, enquanto os "azuis e brancos" medem forças com o também sétimo classificado, mas de Espanha, a 26 pontos do Real Madrid.
O Benfica nunca defrontou nas taças europeias os holandeses, que caíram frente ao Sporting nas meias-finais da Taça UEFA de 2004/2005, numa eliminatória resolvida na Holanda, já no prolongamento, mais precisamente aos 120+2 minutos.
Por seu lado, o F.C. Porto reencontra, três anos depois, o Sevilha na Liga Europa, depois de ter afastado os espanhóis em 2010/2011, rumo ao título, com um triunfo fora por 2-1, seguido por um desaire caseiro por 1-0.
Os holandeses do AZ Alkmaar, que são comandados por Dick Advocaat, não contam com qualquer português no seu plantel, ao contrário do Sevilha, no qual alinham o guarda-redes Beto, que atuou no F.C. Porto em 2009/10 e 2010/11, e os defesas Diogo Figueiras e Daniel Carriço.
O sorteio ditou ainda que ao Lyon, dos portugueses Anthony Lopes e Miguel Lopes, saísse a "fava", os italianos da Juventus, teoricamente a equipa mais forte ainda em prova na Liga Europa e anfitriã da final, a 14 de maio.
Por seu lado, o Valência, de João Pereira, Ricardo Costa e Ruben Vezo, vai medir forças com os suíços do Basileia.