Benfica e Sporting de Braga protagonizam jogo da jornada de abertura da liga portuguesa
Benfica e Sporting de Braga protagonizam no sábado o jogo principal da primeira jornada da I Liga de futebol 2012/13, na qual o campeão F. C. Porto visita Barcelos, onde o Gil Vicente costuma fazer-lhe a "vida negra".
Corpo do artigo
A pressão maior incide sobre o Benfica, que joga em casa, e precisa "como de pão para a boca" de entrar com o pé direito no campeonato, depois de na época passada se ter deixado ultrapassar pelo F. C. Porto na ponta final, e que não está imune às sequelas do caso que envolveu o seu capitão, Luisão, no jogo particular com o Fortuna Dusseldorf.
O Sporting de Braga, que carrega menor peso sobre os seus ombros, o que é sempre uma vantagem, manteve a base da época passada, mas a entrada do treinador José Peseiro suscita algumas expectativas sobre a capacidade da equipa já ter assimilado os novos métodos e conceitos do novo treinador.
Na época passada, o F. C. Porto viu quebrada a invencibilidade em Barcelos, ao perder por 3-1 com o Gil Vicente à 17.ª jornada, permitindo então ao Benfica aumentar a vantagem na liderança do campeonato para cinco pontos.
Tradicionalmente, o campeão sente dificuldades no terreno do Gil Vicente, cujo plantel também sofreu algumas modificações assinaláveis, pese embora a continuidade do treinador Paulo Alves.
Um F. C. Porto, que se viu privado dos três internacionais brasileiros, Hulk, Danilo e Alex Sandro durante toda a pré-época, já para não falar em Moutinho, que se apresentou mais tarde, e que arranca com algumas caras novas, nomeadamente o ponta de lança colombiano Jackson Martinez, cujo grau de integração na equipa vai ser pela segunda vez oficialmente testado.
Quanto ao Sporting, cuja pré-época não foi promissora em matéria de resultados, desloca-se a Guimarães para defrontar um Vitória que foi obrigado a desfazer-se dos seus jogadores mais caros por força da grave situação financeira que enfrenta.
O sorteio pode ter sido benevolente com os "leões", que procuraram colmatar algumas das lacunas da equipa com a aquisição de alguns reforços, nomeadamente para o eixo da defesa, sendo certo que não podem repetir o mau início da época passada sob pena de comprometeram as suas aspirações na prova.
A primeira jornada abre na sexta-feira com a receção do Olhanense, a viver período conturbado pelas divergências entre o seu presidente e o treinador Sérgio Conceição, só agora, aparentemente sanadas, ao recém-promovido Estoril-Praia, e fecha com a visita, na segunda-feira, da Académica a Aveiro, para defrontar o Beira-Mar.
No sábado, o Marítimo desloca-se a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave, enquanto no domingo, outra equipa insular, o Nacional, recebe o Vitória de Setúbal, e o Moreirense, que subiu à I Liga, visita Paços de Ferreira.
Programa da 1.ª jornada: Sexta-feira, 17 Ago:
Olhanense -- Estoril, 20:15 (SportTV).
Sábado, 18 ago:
Rio Ave -- Marítimo, 18:15 (SportTV).
Benfica -- Sporting de Braga, 20:15 (SportTV).
Domingo, 19 ago:
Nacional -- Vitória de Setúbal, 16:00.
Paços de Ferreira -- Moreirense, 18:00.
Gil Vicente -- FC Porto, 18:15 (SportTV).
Vitória de Guimarães -- Sporting, 20:30 (SportTV).
- Segunda-feira, 20 ago:
Beira-Mar -- Académica, 20:15 (SportTV).