Benfica, três vezes vice-campeão, e Sporting podem defrontar-se nos quartos de final da UEFA Youth League de futebol, segundo definiu, esta segunda-feira, o sorteio da fase a eliminar.
Corpo do artigo
O encontro entre os dois rivais e em casa do Sporting é uma possibilidade, mas apenas se os dois emblemas tiverem êxito nos oitavos de final, em que ambos jogam 'fora de portas' em 01 ou 02 de março.
O sorteio de hoje, em Nyon, determinou a visita do Benfica ao campeão dinamarquês Midtjylland, que afastou nos 'play offs' o Club Brugge, enquanto o Sporting defrontará o Dínamo Kiev, proveniente também do caminho da 'Champions'.
Os 'leões' terão nos oitavos de final, numa eliminatória disputada a uma única mão, um adversário que discutiu com o Benfica a vitória na fase de grupos, acabando por ficar atrás dos 'encarnados', sendo, por isso, relegado para o 'play off'.
Na Ucrânia, onde o Sporting jogará, o Dínamo goleou o Benfica por 4-0, mas na última jornada perdeu no Seixal, por 1-0, terminando o grupo com menos dois pontos do que os 'encarnados', face a um empate consentido em casa do FC Barcelona.
Será uma tarefa teoricamente dura para o Sporting, que chega a esta fase da Liga dos Campeões 'jovem' com entrada direta e depois de também vencer o seu grupo, à frente de Borussia Dortmund.
Já o Benfica encontrará nos oitavos de final um adversário que não vem do caminho da 'Champions', mas da via destinada aos 'Campeões nacionais', e depois de o Midtjylland afastar o Rosenborg e o Trabzonspor, em eliminatórias a duas mãos, e já no 'play off' de acesso aos 'oitavos' bater o Club Brugge, segundo no seu grupo da 'Champions', por 3-2.
Na competição, criada em 2013/14 e que replica nos juniores a fase de grupos da Liga dos Campeões a cada época, o Benfica foi três vice-campeão, em 2013/14, 2016/17 e 2019/20, e o FC Porto conquistou o troféu em 2018/19.