O Benfica, no setor masculino, e o Sporting, no feminino, confirmaram o favoritismo nos Nacionais de atletismo de pista coberta, que este domingo terminaram em Pombal com recordes nacionais de Paulo Conceição na altura e de Marta Onofre na vara.
Corpo do artigo
Nos homens, o Benfica, que ganhou pelo quinto ano consecutivo, teve mais dificuldades do que o esperado, mas terminou com 4,5 pontos de vantagem sobre o Sporting (105-100,5). O CA Seia ascendeu pela primeira vez ao pódio, ao conseguir o terceiro lugar, com 65,5 pontos.
No setor feminino, a superioridade do Sporting, que conquistou o sexto título consecutivo, foi grande, como o comprovam os 18 pontos de vantagem que conseguiu sobre o Benfica (108-90). A Juventude Vidigalense completou o pódio, com 78 pontos.
A nível individual, há a assinalar a queda de dois recordes nacionais. A sportinguista Marta Onofre passou os 4,51 metros na vara, marca que é mínimo para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e ultrapassa não só os seus 4,45 desta época em pista coberta, mas também o recorde nacional absoluto que estava na posse de Eleonor Tavares, com 4,50 desde 2011.
No salto em altura, o benfiquista Paulo Conceição conseguiu primeiro 2,22 metros e, a seguir, 2,24, marcas que batem por um centímetro os recordes de pista coberta e absoluto (ar livre), respetivamente.
Um terceiro recorde nacional (de pista coberta) foi conseguido pela equipa de 4x400 m do Sporting, que obteve 3.41,54 minutos, contra os anteriores 3.42,60 de outra formação 'leonina', em 2009. A equipa foi agora composta por Filipa Martins, Vera Barbosa, Miriam Tavares e Cátia Azevedo.
Na jornada de hoje, conseguiram ainda melhores marcas nacionais do ano Nelson Évora, com 16,71 metros no triplo, e Rivinilda Mentai, com 24,12 segundos nos 200 m.
No triplo-salto feminino, registou-se um muito equilibrado despique entre Patrícia Mamona (13,57) e Susana Costa (13,56), mas ambas ficaram, desta feita, longe da marca de qualificação pedida pela Federação (14,00) para o Mundial de Portland, dentro de duas semanas. A seleção será divulgada esta segunda-feira.
Realizou-se conjuntamente o Nacional da II Divisão, conquistado pelo Maia AC, no setor masculino e pelo ACR Sr.ª Desterro, no feminino.