Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira, Chaves e Marítimo lideram o ranking dos cartões vermelhos do campeonato. Sabe quem foi o árbitro que deu mais e menos cartões?
Corpo do artigo
Com o final do campeonato português, chegou o momento para analisar os acontecimentos que marcaram a temporada. O grande destaque fica, naturalmente, destinado aos grandes goleadores, os recordistas em minutos de utilização, e os líderes em assistências para golo.
No entanto, as sanções disciplinares também podem ter um grande impacto, e marcar a diferença entre um resultado negativo ou positivo, afetando diretamente o rendimento de qualquer equipa.
Olhando para a classificação final da Liga, podemos analisar que as duas equipas que ficaram no topo da tabela são, também, as que acumularam menos cartões amarelos: os jogadores do Benfica foram os menos admoestados da competição, com 65 amarelos em 34 jornadas (com três expulsões por duplo amarelo, sendo a única equipa sem registo de cartões vermelhos diretos), seguidos dos atletas do F. C. Porto, que viram ser-lhes mostrados 76 cartões amarelos (aos quais se juntam três expulsões por acumulação de amarelos, e três vermelhos diretos).A fechar o pódio dos clubes mais disciplinados está o Arouca de Armando Evangelista, que soma 79 cartolinas amarelas, e quatro expulsões diretas.
No lado dos mais indisciplinados, entre a amostragem dupla de cartões amarelos, em soma com expulsões diretas, Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira, Chaves e Marítimo lideram o ranking de cartões vermelhos, com 10 expulsões registadas em cada equipa. Somando o total de cartões amarelos e vermelhos da temporada, os "conquistadores", orientados por Moreno, somam 126 admoestações.
Relativamente às estatísticas individuais, Mikel Villanueva (29 jogos pelo Vitória de Guimarães), Alexander Bah (28 jogos pelo Benfica) e Víctor Gómez (26 jogos pelo S.C. Braga) destacam-se pela positiva, uma vez que, mesmo sendo habituais titulares na linha defensiva das respetivas equipas, apenas viram um cartão amarelo nas 34 jornadas da competição.
Já Ricardo Guima, do Chaves, aparece em evidência pela negativa, tendo visto um total de 17 cartões amarelos e dois cartões vermelhos diretos, nos 29 jogos que disputou pelo clube. Ibrahima Bamba e Tiago Silva disputaram, ambos, 28 jogos pelo Vitória de Guimarães, e viram, nesse período, respetivamente, 14 amarelos e um vermelho, e 13 amarelos e 2 vermelhos.
Entre os árbitros que dirigiram mais do que 10 jogos na Liga, Miguel Nogueira, da Associação de Futebol de Braga, foi o que menos foi ao bolso esta temporada, tendo mostrado 44 cartões amarelos e três vermelhos em 11 jogos. Fábio Veríssimo, da A. F. Leiria, foi o juiz que mais penalizou os jogadores, tendo atribuído, ao longo de 21 partidas, 127 amarelos, e nove vermelhos.