O Benfica garantiu, este sábado, um lugar na final a 8 da Liga dos Campeões na qual irá defrontar os cazaques do Kairat Almaty, ao receber e golear (5-0) os húngaros do Berettyoujfalu.
Corpo do artigo
A formação da casa entrou melhor no jogo, fazendo pressão alta e logo, aos dois minutos, Robinho, descaído na direita, inaugurou o marcador, com um remate cruzado.
Joel Rocha mudou imediatamente os quatro jogadores de campo, mas o estilo de jogo manteve-se: pressão em cima do portador da bola e jogar no meio-campo do Berettyoujfalu, para criar uma maior distância para a baliza a cargo de Roncaglio.
Num remate muito semelhante ao de Robinho, Jacaré colocou a bola junto do guarda-redes Mezei e Nilson só teve de encostar para fazer o 2-0.
Os húngaros mostravam grandes dificuldades em manter a posse de bola, e com isso tentar uma jogada que pudesse criar perigo para os comandados de Joel Rocha, que, com grande eficácia, conseguiam desarmar o adversário com relativa facilidade.
Sem conseguir sair para o ataque, nem criar situações de contra-ataque, o Berettyoujfalu fechou-se e obrigou o Benfica, em diversas ocasiões, a apostar no 5x4, com o guarda-redes Roncaglio a assumir o papel de quinto jogador de campo.
Na segunda parte, o Berettyoujfalu entrou para o jogo em 5x4, com Henrique da Silva como guarda-redes avançado, o que obrigou os 'encarnados' a recuarem e assumirem uma postura mais expectante, na tentativa de roubar a bola e fazer golo.
Chishkala, aos 26 minutos, após assistência de Fits, acabaria por fazer o 3-0, cabendo a Jacaré, aos 31, a passe de Arthur, completar o poker dos encarnados.
Numa derradeira tentativa para manter o Benfica longe da sua baliza, o Berettyoujfalu voltou a apostar no 5x4, contudo, aos 34 minutos, a bola sobrou para Fábio Cecílio, perto a área 'encarnada' e o fixo não se fez rogado, rematou e fez o 5-0, selando o resultado.
No regresso do futsal da Champions à Luz 11 anos depois, os 'encarnados' não deixaram os créditos por mãos alheias perante um adversário que nunca constituiu perigo. Se neste jogo o Benfica reencontrou Diece, que representou a equipa da Luz entre 2010 e 2013, com o Kairat Almaty, terá pela frente Fernandinho, que nas últimas três temporadas esteve às ordens de Joel Rocha.
Ficha de jogo:
Jogo no pavilhão n.º 1 do Estádio da Luz, em Lisboa
Benfica -- Berettyoujfalu, 5-0
Ao intervalo: 2-0
Marcadores:
1-0, Robinho, 02 minutos; 2-0, Nilson, 06; 3-0, Chishkala, 26; 4-0, Jacaré, 31; 5-0, Fábio Cecílio, 34.
Equipas:
Benfica: Diego Roncaglio, Afonso Jesus, Robinho, Chishkala e Fits. Jogaram ainda Jacaré, Nilson, Fábio Cecílio, Arthur, Tiago Brito e Silvestre Ferreira.
Treinador: Joel Rocha.
Berettyoujfalu: Mezei, Rábl, Szabó, Sid Fernandes e Henrique da Silva. Jogaram ainda Diece, Nagy, Horváth, Szatmári, Takács e Sipos
Treinador: Sergio Cabrera
Árbitros: Cédric Pelissier e Victor Berg-Audic (França)
Ação disciplinar: nada a registar
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19