Regresso definido. Gedson, médio cedido ao Tottenham, volta à Luz em janeiro. Ao que o JN apurou, a decisão de interromper o empréstimo ao clube inglês, que vigorava até junho de 2021, já foi tomada e, inclusivamente, comunicada internamente.
Corpo do artigo
O jogador, de 21 anos, iniciou a experiência em Inglaterra no início do ano, numa lógica de reforçar o meio campo da equipa de José Mourinho, que perdera Moussa Sissoko, por lesão, e tinha Christian Eriksen na iminência de sair para o Inter. Gedson nunca se impôs no clube londrino, efetuando apenas 13 jogos (354 minutos).
A hipótese do retorno havia sido admitida por Luís Filipe Vieira durante a campanha eleitoral que o reconduziu à presidência. Pouco depois, Mourinho também corroborou o cenário, revelando que não colocaria qualquer entrave à saída de Gedson. O caso está, agora, politicamente encerrado. O médio voltará à casa de partida na próxima janela de transferências, em janeiro, e deverá ficar no plantel, a não ser que surja outra oportunidade de mercado.
Jorge Jesus ambiciona reforçar o grupo de trabalho com um defesa central. Lucas Veríssimo é o alvo prioritário, num dossiê que só deve ficar concluído em janeiro. O Benfica colocou em cima da mesa uma proposta de 6,5 milhões de euros e garante o pagamento de 20% da primeira prestação no ato de compra - 1,3 milhões.
A questão ainda não definida relaciona-se com o prazo de pagamento dos restantes 5,2 milhões de euros. A antecipação da verba através de uma instituição financeira é a via admitida e a discordância centra-se, sobretudo, no pagamento dos encargos. Um ónus de um pouco mais de 300 mil euros e que até pode ser repartido entre os clubes. O caso só deve avançar definitivamente após a tomada de posse do novo executivo do Santos, já em 2021.
Além do defesa, Jorge Jesus deseja mais dois médios - um "6" e um "8". Os pedidos do treinador só serão atendidos, neste caso, se também existirem oportunidades de negócio e saídas para alguns atletas menos utilizados.
Oitava vez a sofrer
Pela oitava vez em 19 jogos, o Benfica voltou a entrar a perder, neste caso com o Vitória de Guimarães, no recente duelo, na Luz. Um a tendência da equipa de Jorge Jesus, que só por duas vezes deu a volta ao texto: Marítimo e Paços de Ferreira, ambos 2-1.
Diego Alves oferecido
Diego Alves, guarda-redes em fim de contrato com o Flamengo, terá sido oferecido ao Benfica, através de um contacto de Eduardo Maluf, o seu agente, referiu a ESPN Brasil. A proposta, segundo a mesma fonte, foi recusada. O JN sabe que o reforço da baliza não é prioritário.
Plantel realiza testes
Os jogadores realizam hoje testes à covid-19, numa lógica preventiva e em face do duelo com o Gil Vicente, depois de amanhã (17.30 horas), em Barcelos.