O Benfica recebe, este sábado, o Casa Pia, em jogo da 19.ª jornada do campeonato, podendo, em caso de triunfo, aumentar, à condição, a diferença pontual na frente para F. C. Porto e Braga, que só jogam amanhã, dia em que receberão Vizela e Famalicão, respetivamente.
Corpo do artigo
Com oito pontos de vantagem sobre os portistas e dez para os arsenalistas, os encarnados têm, porém, mais um jogo do que os restantes ocupantes do pódio da Liga.
O Benfica recebe o Casa Pia após um périplo de três jogos seguidos fora, que valeram outras tantas vitórias (Santa Clara, Paços de Ferreira e Arouca). O líder da Liga é a única equipa que ainda não perdeu em casa, tendo vencido todos os encontros, à exceção do último (2-2 com o Sporting).
Este jogo será o primeiro sem Enzo Fernández no plantel, embora o argentino, que foi transferido para o Chelsea, já tenha ficado fora das opções frente ao Arouca. Na antevisão do desafio, Roger Schmidt frisou que teve sempre "uma relação muito boa com o jogador" e agradeceu-lhe "a forma como jogou pelo Benfica".
"O assunto está encerrado, desejamos-lhe o melhor no Chelsea. Já acabou e agora o meu foco está totalmente nos jogadores que ficaram", disse o treinador. Roger Schmidt admitiu que não esperava a saída de Enzo e realçou que o Benfica não contratou ninguém para o lugar do médio por ter sucedido em cima do fecho do mercado. "O nosso plantel passa a ter 24 jogadores. É com estes que queremos ser campeões, fazer os benfiquistas felizes e orgulhosos. E acho que é possível", concluiu.
Já o treinador do Casa Pia, Filipe Martins, adianta ter estabelecido como meta "atingir o mais rapidamente possível" os 36 pontos, sendo que a equipa já soma 30.
No quinto lugar, em ano de regresso à Liga após longa ausência, o clube de Pina Manique não rejeita ficar até final nessa posição. "Se pudermos ficar em quinto, obviamente que não vamos facilitar", concluiu.
Schjelderup, Tengstedt e Guedes inscritos para o Benfica-Club Brugge
Os reforços de inverno Gonçalo Guedes, Schjelderup e Tengstedt foram inscritos pelo Benfica para a eliminatória dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os três jogadores surgem na lista definitiva do plantel das águias e estão habilitados a participar no duplo duelo dos oitavos de final, com os belgas do Club Brugge, a 15 de fevereiro, na Bélgica, e a 7 de março, na Luz. No total há dez alterações a registar. Jogadores como Morato, António Silva e Gonçalo Ramos entram na lista B, reservada a jovens formados localmente. O guarda-redes André Gomes renovou até 2028.
Figuras
Morita, médio do Sporting
27 anos
14 jogos e cinco golos
O futebolista japonês marcou dois golos e foi o protagonista, na goleada (5-0) ao Braga. Foi a primeira vez que o médio nipónico assinou um bis na carreira. O talento do jogador do Sporting, em lances em que precisa de guardar a bola, a forma precisa como executa muitos dos passes ou o mérito como sabe posicionar-se na ocupação de espaços, tem dado frutos nos leões e amenizado uma época que não está a corresponder aos desejos sportinguistas. Morita consegue ainda ser uma espécie de talismã, dado que sempre que marca, o Sporting ganha!
Nuno Lima, defesa do Paços de Ferreira
21 anos
15 jogos e um golo
Terceiro jogador mais utilizado do Paços esta época, tem tido afirmação crescente nos castores e, desta feita, acrescentou ao labor defensivo o golo da vitória com o Gil, que deu novo fôlego à luta da equipa para ficar na Liga.
Fran Navarro, avançado do Gil Vicente
25 anos
18 jogos, 12 golos
Em realce no mercado de inverno e aparentemente a caminho do F. C. Porto apesar de Pinto da Costa ter dito que não o conhecia, acabou por ficar no Gil. O segundo melhor marcador da Liga será arma fulcral dos gilistas, na fuga à descida.