Vice-campeã na época passada, a equipa masculina do Benfica pode lutar pelo título europeu de corta-mato, este domingo, na Taça dos Clubes Campeões Europeus, a realizar em Guadalajara, nos arredores de Madrid.
Corpo do artigo
No setor feminino, o Sporting terá muito poucas hipóteses de dar nas vistas, dada a notória diferença de valor e momento de forma entre Sara Moreira e as restantes atletas do clube `leonino".
O Benfica, este ano reforçado com Youssef el Kalai e com os restantes elementos em boa forma, como demonstraram nas S. Silvestre e no Nacional de Estrada, estará certamente na luta pelo lugar mais alto do pódio, que já foi do Sporting (14 vezes, entre 1977 e 1994), Maratona (6, entre 1995 e 2009) e Conforlimpa (em 2011).
A formação espanhola do Atletismo Bikila, campeão nos últimos três anos (e quatro vezes nos últimos cinco) perdeu alguns atletas, entre os quais Ayaad Lamdassem (2.º em 2014) e Javier Guerra (5.º), embora mantenha Alemayehu Bezabeh, terceiro no recente Europeu e duas vezes vencedor da TCCE.
A equipa vice-campeã de Espanha, o Union Guadalajara, que corre em "casa", é outro adversário a ter em conta, apresentando como principal figura Mohamed Marhum, 6.º no Europeu, e tendo três marroquinos nos inscritos, embora apenas um possa alinhar.
De entre as 21 equipas inscritas, há ainda que contar com as formações turca (Istambul BBSK) e francesa (Alés Cevennes, com El Hassan Lahssini), já que os italianos não se inscreveram este ano.
O Benfica apresentará Rui Pedro Silva, quarto classificado na época passada, Rui Pinto, Alberto Paulo, José Moreira, Ricardo Ribas e Youssef el Kalai.
Na competição feminina, o Sporting sucede ao desaparecido Maratona como representante português, fazendo alinhar duas das atletas que fizeram parte da equipa de há um ano: Leonor Carneiro (então 25.ª) e Joana Costa (44.ª). Completarão a equipa Sara Moreira, Ana Ferreira, Sara Pinho e Susana Francisco.
Sara Moreira, embora longe da sua melhor forma, parece ser a única com possibilidades de uma classificação entre as primeiras.
Em termos coletivos, o Sporting dificilmente fará melhor que o 6.º lugar do Maratona na época passada, entre as 13 equipas inscritas, das quais a italiana do CS Esercito (2.ª em 2014), as duas espanholas (Santutxu, então 3.ª, e Seoane Pampin), a turca do Uskudar e a britânica do Aldershot se apresentam como principais candidatas, face à ausência do Lutch de Moscovo, campeão nos últimos três anos.
No escalão de juniores, Portugal apresentará a formação masculina do Benfica, campeã em 2012 e 2013 e 3.ª em 2014, mas este ano com uma equipa mais limitada, e a feminina do NúcleOeiras, sem quaisquer aspirações.
A competição decorre na manhã de domingo, com início às 10:00 locais (09:00 em Lisboa), com a prova de juniores femininos. Seguem-se os juniores masculinos (10:45), seniores femininos (11:30) e seniores masculinos (12:20).