O Benfica esbarrou no domingo em Moreira de Cónegos, perante um conjunto compacto defensivamente. O resultado foi um nulo que poderá custar a liderança do campeonato. Temos de recuar até à época 2013/14 para verificar um conjunto encarnado tão perdulário à 12.ª jornada do campeonato.
Corpo do artigo
O mais recente desaire do Benfica no reduto do Moreirense (0-0) poderá colocar em cheque a liderança na liga portuguesa. É verdade que os encarnados encontraram pela frente um conjunto sólido defensivamente - nas últimas sete jornadas apenas concederam um golo. No entanto, não desmerecendo os minhotos, esta "escassez" no último terço do campo dos comandados de Roger Schmidt não foi uma exceção. O campeonato leva já mais de uma dezena de jornadas e o Benfica, comparativamente às últimas temporadas, regista um número negativo no momento de finalizar.
Olhando para os números, o Benfica contabiliza 23 golos em 12 jornadas. Um registo bem distante do melhor ataque do campeonato, o Braga, que soma 33. Este valor das águias traduz-se numa média 1,9 golos por jogo. Escasso, tendo em conta à produção ofensiva dos encarnados na última década.