Benfica vai requalificar e utilizar Estádio Universitário de Lisboa durante dez anos
Águias assinam protocolo com a Universidade de Lisboa (UL), responsável pelo espaço, para utilização das infraestruturas pelo futebol de iniciação durante dez anos. Projeto deve estar pronto em agosto e ser utilizado a partir de setembro.
Corpo do artigo
O Benfica e a Universidade de Lisboa assinaram, ontem, um protocolo para a utilização e a requalificação do Estádio Universitário de Lisboa (EUL) que deve estar concluída em agosto. Os encarnados passam a utilizar o espaço para treinos e competição do futebol infantil - atletas entre os seis e os onze anos - a partir de setembro, altura do arranque da nova temporada, e em contrapartida asseguram a melhoria do complexo. O documento foi rubricado por Rui Costa e Luís Ferreira, presidente do Benfica e reitor da Universidade de Lisboa, respetivamente.
Ao que o JN apurou, o vínculo terá a duração de dez anos, num investimento na ordem dos três milhões de euros, e permite a transferência dos cerca de 200 atletas que dividem atualmente a atividade entre o complexo dos Pupilos do Exército, Casa Pia e relvado sintético da Luz para aquela estrutura. A cedência, segundo os encarnados, será limitada e "continuará a permitir a utilização das instalações pelos estudantes universitários para as suas atividades de treino e competição, bem como do público em geral".
No site do clube, especificam-se as melhorias do complexo: "requalificação dos relvados artificiais dos campos 3 e 4, dotando-os de relva de última geração para a prática de futebol e de rugby, melhorando a iluminação artificial destes campos com utilização de projetores LED, renovando o sistema de rega e construindo uma bancada em ambos os campos. O Estádio de Honra será também dotado de um relvado artificial com certificação FIFA e World Rugby e serão introduzidas benfeitorias no edifício principal, com renovação de balneários, do primeiro piso e da cobertura".
O Benfica assume ainda "a requalificação dos polidesportivos 2 e 3, com a colocação de relva artificial, total remodelação das tabelas, redes de proteção e iluminação LED".
Segundo o emblema da Luz, a melhoria permitirá ao "EUL" dispor de instalações renovadas, que em muito contribuirão para a persecução da sua missão junto da comunidade universitária".