
Salvio festeja o primeiro golo
Pedro Rocha/Global Imagens
O Benfica ganhou o clássico de Lisboa, por 2-1, e alargou para cinco os pontos de vantagem sobre os leões que, com a derrota, foram ultrapassados pelo F. C. Porto no campeonato.
Rui Vitória surpreendeu ao entregar a titularidade a Rafa em detrimento de Cervi, enquanto Jorge Jesus devolveu Bryan Ruiz ao onze e voltou à tática habitual (4x4x2), prescindindo dos três centrais utilizados contra o Legia de Varsóvia.
5546659
E foi o Sporting a criar a primeira chance de algum perigo na Luz, com Gelson Martins a tirar André Almeida do caminho, mas a rematar fraco de pé esquerdo. No outro lado, Rafa fez exatamente o mesmo, antes de Bruno César testar a atenção de Ederson.
5546822
Ao minuto 24, polémica na Luz. Após pontapé de canto, os leões reclamaram grande penalidade por mão de Nélson Semedo, mas Jorge Sousa mandou jogar e o Benfica saiu para o contra-ataque. André Almeida conduziu a bola, soltou no momento exato para Rafa que, de trivela, assistiu Salvio para o 1-0.
5546656
Mesmo em cima do intervalo, um ressalto de bola deixou Raúl Jiménez na cara de Rui Patrício, mas o guarda-redes português levou a melhor sobre o avançado mexicano.
A segunda parte começou a um ritmo frenético, com três chances nos primeiros três minutos. O Benfica deixou o primeiro sinal e, na resposta, o recém-entrado Campbell serviu Bas Dost, mas o ponta de lança holandês acertou no poste da baliza benfiquista.
Ainda no minuto 47, Nelson Semedo subiu no terreno e cruzou para Raúl Jiménez se antecipar a João Pereira e cabecear para o 2-0. O Sporting reagiu em força, mas a pontaria não estava afinada e William que o diga, já que o médio, em excelente posição após canto, rematou para grande defesa de Ederson.
Aos 61 minutos, novamente Campbell a fazer estragos na defesa encarnada e a servir Bas Dost, mas o holandês só conseguiu atirar à figura do guarda-redes brasileiro. Não foi à segunda, foi à terceira que a dupla funcionou. À entrada dos últimos 20 minutos, o costa-riquenho passou por três jogadores do Benfica e cruzou para Bas Dost fazer, de cabeça, o 2-1.
Campbell, pelo Sporting, e Rafa, pelo Benfica, perderam oportunidades de ouro para dar outro colorido ao resultado e as águias acabaram mesmo por alargar a vantagem sobre os leões na classificação.
