O Benfica venceu, este sábado, o F. C. Porto por 97-93 e avança para os quartos de final da Taça de Portugal de basquetebol, num jogo discutido até aos segundos finais, nos quais os encarnados acabaram por ser mais fortes.
Corpo do artigo
A jogar em casa e com o pavilhão bastante composto, os 'encarnados' entraram melhor na partida, apesar de os dois primeiros pontos terem pertencido ao F. C. Porto, aos quais o Benfica respondeu com um parcial de 9-0.
Os 'dragões' acordaram e com quase sete minutos para jogar reduziram para um ponto (11-10), com o Benfica a conseguir fugir ligeiramente de novo com dois triplos seguidos de Toney Douglase mais um de Betinho Gomes (20-12).
Max Landis, o melhor dos 'dragões', consumou o empate aos 20 pontos, com dois lances livres convertidos, mas acabaria por ser o Benfica a terminar por cima o período (28-22).
No começo do segundo período, o F. C. Porto conseguiu de imediato o empate, graças a triplos de Kloof e Voytso. Com o Benfica atordoado com este início, Miguel Maria Cardoso recuperou uma bola e com novo lançamento longo pôs os 'azuis e brancos' em vantagem (28-31).
Após quase cinco minutos sem marcar, Betinho Gomes desbloqueou o marcador para os 'encarnados', também da linha de três pontos (31-36), lançamento que acordou os colegas e Romdhane, com a mão quente, conseguiu seis pontos em duas jogadas e a vantagem para o clube da Luz (37-36).
Num jogo com constantes mudanças de marcador, o F. C. Porto acabou por ser mais forte até ao intervalo, que chegou com os 'dragões' em vantagem por 45-50.
O intervalo foi positivo para o Benfica, que mais afirmativo conseguiu um parcial de 13-2 (58-52), coroado com um afundanço de Betinho.
Sob o comando de Max Landis, o FC Porto recuperou e chegou ao fim do terceiro parcial novamente na frente (68-71), com o equilíbrio a manter-se até aos últimos quatro minutos.
Uma mudança defensiva do Benfica acabou por ser decisiva, com os 'dragões' a cometerem muitos erros na construção e a permitirem ao Benfica afastar-se.
Nos últimos instantes dois triplos de Max Landis e outro de Francisco Amarante ainda deram esperança ao F. C. Porto, mas Toney Douglas, chamado à linha de lance livre, não tremeu e manteve a vantagem encarnada.
Max Landis foi o melhor marcador do encontro, com 30 pontos, enquanto, do lado do Benfica, destacou-se Boussard com 24.
Ficha de jogo:
Jogo realizado no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa
Benfica -- F. C. Porto, 97-93
Ao intervalo: 45-50
Sob a arbitragem de Fernando Rocha, Paulo Marques e Sónia Teixeira, as equipas alinharam e marcaram:
Benfica (97): Aaron Broussard (24), João Gomes (15), Toney Douglas (17), Terrell Carter II (22) e Makram Romdhaneb (14). Jogaram ainda: José Silva, José Barbosa, Tomás Barroso, Maik Zirbes e Ivan Almeida (5)
Treinador: Norberto Alves
F. C. Porto (93): Francisco Amarante (9), Max Landis (30), Brian Conklin (10), Miguel Maria Cardoso (4) e Charlon Kloof (6). Jogaram ainda: Vladyslav Voytso (10), Keven Gomes, Teyvon Myers (15), João Guerreiro, Miguel Queirós (7) e Michael Finke (2).
Treinador: Fernando Sá
Marcha do marcador: 28-22 (primeiro período), 45-50 (intervalo), 68-71 (terceiro período) e 97-93 (resultado final).
Assistência: Cerca de 1.200 espetadores
