
Álvaro Isidoro/Global Imagens
Confirmada a profecia de Jorge Jesus, que, depois da vitória do Sporting no Estoril, disse que, na segunda-feira, os leões voltariam a estar em segundo.
A jogar em casa, o Benfica venceu, sem problemas, o Tondela por 4-1, com um golo de Jardel, dois de Jonas e um de Mitroglou, recuperando assim a liderança isolada do campeonato. Já na compensação, Nathan Júnior assinou o golo de honra do lanterna vermelha.
Com Jardel de regresso ao onze, depois de ter cumprido castigo frente ao Zenit, e Samaris no banco (coube a Fejsa fazer de médio defensivo), a equipa encarnada arrancou para o triunfo pouco depois dos 10 minutos de jogo, quando, na sequência de um canto apontado por Gaitán, Jardel cabeceou de forma certeira.
As águias nunca chegaram a sentir verdadeiras dificuldades e, perante as muitas debilidades da defensiva tondelense, voltaram a marcar ainda na primeira parte (24 minutos) por Jonas, assistido por Gaitán.
Na etapa complementar, e já depois de Gonçalo Guedes e Mitroglou disporem de grandes oportunidades para dilatar a vantagem, Jonas voltou a faturar (69), chegando aos 28 golos, marca que lhe permitiu ultrapassar Cristiano Ronaldo e Higuaín na corrida pela Bota de Ouro.
Depois, houve ainda tempo para Mitroglou inscrever o seu nome na lista de marcadores (88) e para Nathan Júnior reduzir a desvantagem.
O avançado grego das águias, a par de Jardel, viu o quinto amarelo e falha a deslocação ao Bessa, enquanto Gaitán pediu para saiu devido a problemas físicos.
O Benfica soma agora 64 pontos, mais dois do que o Sporting e mais seis do que o F. C. Porto.
