Segundo adiamento, na atribuição do título nacional de futebol, época de 2022/23. O F. C. Porto, que no domingo já adiara a festa do Benfica, ao bater o Casa Pia (2-1), venceu em Famalicão (4-2) e reduziu, à condição, a distância para o líder a um ponto. Para as águias arrumarem a questão ainda nesta 33.ª jornada, precisam de vencer hoje em Alvalade o Sporting.
Corpo do artigo
A luta pelo cetro máximo luso continua ao rubro, podendo ser resolvida já esta noite ou ficar adiada para a última jornada, no próximo fim de semana, com o Benfica a receber o Santa Clara e o F. C. Porto como anfitrião do Vitória de Guimarães.
Se o Benfica voltou a não ser campeão no sofá, tendo adiado a festa com a equipa em estágio para o jogo de Alvalade, hoje poderá repetir o feito que alcançou uma vez, na casa leonina. Foi em 1974/75, graças a um empate (1-1), como acontece agora, na penúltima ronda.
Já o Sporting tentará impedir a festa do velho rival, algo que o próprio Benfica conseguiu duas vezes em Alvalade, num contexto inverso, isto é, foi ao reduto do leão adiar as celebrações leoninas, primeiro vencendo 1-0 (1999/2000) e depois com um empate a uma bola (2001/02).
Aliás, no historial global, o Benfica leva vantagem, nos jogos para a Liga, no seio leonino. Em 88 desafios, as águias venceram por 34 vezes (39%), contra 33 êxitos dos leões (37%). Houve ainda 21 empates (24%).
A supremacia encarnada tornou-se mais evidente na última década, fase em que o Benfica só saiu derrotado por uma vez em Alvalade (0-1, em 2020/21). Na última visita (2021/22), os encarnados venceram por 2-0.
Dragões na Champions
Antes mesmo de entrar em jogo em Famalicão, o F. C. Porto garantiu, no mínimo, o segundo lugar e a consequente entrada direta na Liga dos Campeões, face ao empate do Braga (1-1), no Bessa, frente ao Boavista.
Para a equipa minhota, a igualdade impediu-a de garantir já a qualificação para a terceira pré-eliminatória da Champions. O Braga até subiu de quatro para cinco pontos a vantagem para o Sporting, que está em quarto, mas os leões podem reduzir hoje o atraso para dois pontos e adiar para a última jornada a discussão. Os arsenalistas, que hoje até podem festejar no sofá caso os leões não vençam, na última jornada recebem o já despromovido Paços de Ferreira, enquanto os leões visitam o Vizela.
Arouca apurado mas Vitória pode ser quinto
Ao bater o Chaves (1-0), o Arouca subiu, à condição, ao quinto lugar e garantiu o acesso às pré-eliminatórias da Liga Conferência. Falta saber em que fase, dado que o Vitória de Guimarães, também já apurado, tem menos um ponto e só depende dele próprio para ficar em quinto.
Os vitorianos, que não têm vantagem no confronto direito, recebem hoje o Gil Vicente e depois vão ao Dragão. Já o Arouca acaba em Portimão. Se o quinto entra na terceira pré-eliminatória (10 e 17 de agosto), o sexto arranca logo na segunda pré-eliminatória (27 de julho e 3 de agosto), sinal de que terá férias mais curtas...