Golos, títulos e exibições monumentais. A época 2021/22 protagonizou grandes momentos de vários craques, mas apenas um pode ser considerado o melhor jogador do Mundo. Revemos quem são os futebolistas que estão mais próximos de conquistar a Bola de Ouro.
Corpo do artigo
A Bola de Ouro é um espetáculo imperdível para a maioria dos fãs de futebol. Até à edição passada, entregava em dezembro o prémio de melhor jogador do Mundo, com base nas exibições individuais e troféus coletivos referentes ao ano civil. Porém, em 2022 as regras mudaram e o formato será diferente. As prestações referentes à época serão as únicas a serem contabilizadas. Por exemplo, este ano o melhor futebolista será premiado com base as exibições relativas à temporada 2021/22. Com base nisto, há vários nomes a ter em conta.
Karim Benzema
O avançado francês é talvez a escolha mais forte para ser eleito o melhor jogador do Mundo. Benzema apontou 44 golos e 16 assistências em todas as competições, tendo vencido a Liga espanhola e a Liga dos Campeões no Real Madrid, e ainda a Liga das Nações pela seleção francesa. Foram várias as grandes exibições que teve ao longo da época e juntando esse fator aos feitos alcançados, dificilmente o prémio fugirá das mãos do atacante.
Kylian Mbappé
Apesar do PSG ter falhado em chegar longe na Liga dos Campeões, o avançado francês conquistou a Liga francesa e a Liga das Nações, mas foram as prestações individuais que o colocam nesta lista. Mbappé participou no total em 74 golos esta época, tendo marcado 48 e assistido outros 26. A falta de títulos coletivos pode dificultar a conquista da Bola de Ouro, mas é sempre um nome a ter em conta.
Vinícius Jr
Foi a melhor época da carreira do jovem brasileiro a nível de números individuais: 23 golos e 16 assistências transformaram-se numa ótima campanha para Vinícius Jr, que culminou na conquista do campeonato espanhol e Liga dos Campeões. A parceria formada com Benzema deu frutos dentro de campo e o extremo revelou-se como um dos melhores futebolistas da atualidade.
Luka Modric
Mais um nome do Real Madrid e que aos 36 anos continua a dar espetáculo dentro de campo. A classe de Luka Modric continua, ano após ano, a ser evidente, e manteve-se como peça chave da formação espanhola. Em 2021/22, apontou seis golos e 14 assistências.
Sadio Mané
O Liverpool teve uma época quase perfeita e muito se deve à prestação de Sadio Mané. O avançado senegalês conquistou a Taça das Nações Africanas com a sua seleção e ainda acumulou a Taça de Inglaterra e Taça da Liga pelos "reds". Alcançar a final da Liga dos Campeões também pode dar uns pontos extra nesta lista, o mesmo para os 29 golos e quatro assistências registados esta época.
Mohamed Salah
À semelhança de Sadio Mané, o extremo egípcio conquistou dois títulos ao serviço do Liverpool e ainda foi à final da Taça das Nações Africanas. A qualidade exibicional declinou um pouco na reta final da temporada, mas os 33 golos e 16 assistências registados por Salah tornam quase "obrigatório" colocar o extremo na lista da Bola de Ouro.
Robert Lewandowski
Um pouco à semelhança do PSG, era expectável que o Bayern Munique chegasse a uma fase mais adiante da Liga dos Campeões. Apesar de ter conquistado a Liga alemã, talvez fosse necessário alguns troféus para Lewandowski estar mais forte na corrida à Bola de Ouro. Como é habitual no avançado polaco, a época 2021/22 traduziu-se em grandes números: 56 golos e 10 assistências em todas as competições.
Kevin De Bruyne
O médio belga do Manchester City acumulou várias grandes exibições ao serviço da equipa orientada por Pep Guardiola. Como médio, registou ótimos números: 20 golos e 18 assistências, mas foram mesmos as várias prestações e a importância que revelou ter nos "cityzens" que lhe valem uma entrada na lista de melhores jogadores do Mundo.