A FIFA entrega, esta segunda-feira, os prémios The Best, relativos a 2023, numa gala realizada em Londres. Bernardo Silva e Rúben Dias conquistaram um lugar no onze do ano e Nuno Santos perdeu o prémio de melhor golo para Guilherme Madruga. Lionel Messi venceu o prémio de melhor jogador.
Corpo do artigo
Os prémios The Best, da FIFA, coroaram portugueses. Bernardo Silva e Rúben Dias conquistaram um lugar no onze do ano, enquanto Cristiano Ronaldo ficou de fora. Nuno Santos, que concorria ao prémio de melhor golo, perdeu o galardão para Guilherme Madruga. Lionel Messi conquistou o prémio de melhor jogador.
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, congratulou Bernardo Silva e Rúben Dias por integrarem o onze do ano. "Envio uma mensagem especial de parabéns ao Bernardo Silva e Rúben Dias por mais esta conquista, ao integrarem o melhor onze do ano de 2023. Numa época recheada de sucessos, onde venceram a Premier League, a Taça de Inglaterra e ainda a Liga dos Campeões, o trabalho e dedicação dos jogadores portugueses foi consagrado com mais este reconhecimento mundial", lê-se, na mensagem publicada no site da FPF.
Também Pedro Proença, presente na gala, presidente da Liga Portugal e da European Leagues, parabenizou Bernardo Silva e Rúben Dias. "O futebol português é presença constante nos prémios que distinguem os melhores do mundo. O talento é e continuará a ser a nossa marca de água", escreveu, nas redes sociais.
Confira a lista de premiados:
Melhor jogador: Lionel Messi;
Melhor jogadora: Aitana Bonmatí;
Melhor golo: Guilherme Madruga;
Melhor treinador: Pep Guardiola;
Melhor treinador/a de futebol feminino: Sarina Wiegman;
Melhor guarda-redes: Ederson;
Melhor guarda-redes de futebol feminino: Mary Earps;
Onze do ano de futebol masculino: Courtois; John Stones, Kyle Walker, Rúben Dias, Bernardo Silva, Jude Bellingham, De Bruyne, Haaland, Kylian Mbappé, Lionel Messi e Vinícius Jr;
Onze do ano de futebol feminino: Mary Earps; Lucy Bronze, Alex Greenwood, Olga Carmona, Lauren James, Aitana Bonmatí, Keira Walsh, Ella Toone, Alessia Russo, Alex Morgan e Sam Kerr;
Prémio fair-play: seleção nacional brasileira;