Bernardo Folha estreou-se a marcar com a camisola do F.C. Porto na quarta-feira, frente ao Académico de Viseu, na Taça da Liga, com apenas 20 anos, um marco conseguido mais cedo do que o pai António Folha, cujo primeiro pelos dragões sucedeu com 22 anos, em 7 de maio de 1994, diante do Gil Vicente.
Corpo do artigo
Natural do Porto, Bernardo entrou nas escolinhas do F.C. Porto com sete anos e cumpriu todas as etapas de formação até ser emprestado ao Padroense, em 2017/18. A estreia absoluta pelos dragões ocorreu em dezembro de 2021, na Taça da Liga, ante o Rio Ave, e a cereja no topo do bolo aconteceu na quarta-feira, em Leiria. Curiosamente, depois de ter marcado ao Benfica B, na Liga 2, no último fim de semana. Nesta temporada, não jogou ainda no campeonato, mas estreou-se na Liga dos Campeões e também na Taça de Portugal.
Ao mesmo tempo, alinha na equipa B sob o comando do pai, António Folha, que atuou durante nove temporadas ao serviço do F.C. Porto, num percurso com cedências, pelo meio, ao Standard Liège e ao AEK de Atenas. No clube, liderado por Pinto da Costa, o antigo extremo marcou 19 golos. Naturalmente, Bernardo tem o objetivo de ultrapassar a marca do pai, hoje com 51 anos, e tornar-se um símbolo ainda maior no clube.
No F.C. Porto, não foi a primeira vez que um filho seguiu as pisadas do pai: Francisco Conceição. Gonçalo Paciência e André André também marcaram.