Pela primeira vez nos últimos 20 anos, o nome de Cristiano Ronaldo não figura na lista de nomeados para a Bola de Ouro, o prémio atribuído ao melhor futebolista do ano pela revista France Football. Mas na lista final constam dois portugueses: Bernardo Silva e Rúben Dias, campeões europeus pelo Manchester City.
Corpo do artigo
Rúben Dias e Bernardo Silva estão entre os 30 candidatos à Bola de Ouro, galardão que será entregue em outubro ao melhor jogador do Mundo na época 2022/23. Para os dois lusos, esta é a segunda vez que fazem parte dos nomeados. Os dois internacionais, ao serviço dos ingleses do Manchester City, conseguiram conquistar a primeira Champions e o primeiro tricampeonato da história dos "cityzens", aos quais juntaram ainda a vitória na Taça de Inglaterra.
Cristiano Ronaldo, vencedor do troféu por cinco vezes (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017), esteve sempre entre os finalistas desde 2004, ano em que se estreou com um 12.º lugar. Para além das cinco vitórias, Ronaldo, atualmente nos sauditas do Al Nassr, terminou seis vezes em segundo lugar e uma em terceiro, num total de 12 presenças no pódio.
Antes de Ronaldo, apenas Eusébio e Figo tinham sido distinguidos com o troféu. Eusébio ganhou em 1965, quando só os jogadores europeus eram elegíveis, enquanto Figo venceu em 2000, numa altura em que o prémio já tinha sido aberto a todos os jogadores que evoluíam em equipas europeias.
Numa lista dominada por jogadores do Manchester City, destacam-se os nomes de Lionel Messi, Mbappé e Haaland, vistos como os principais candidatos ao troféu. Lionel Messi, ausente em 2022, já foi distinguido com o troféu em sete ocasiões. Agora ao serviço dos norte-americanos do Inter Miami, chega com o estatuto de campeão mundial, após o título conquistado pela Argentina no Catar, e de campeão francês pelo PSG, procura reforçar ainda mais o estatuto de recordista.
Também estão na lista: Gvardiol (RB Leipzig/Manchester City), Musiala (Bayern Munique), Onana (Inter Milão/Manchester United), Benzema (Real Madrid/Al-Ittihad), Salah (Liverpool), Saka (Arsenal), Kevin de Bruyne (Manchester City), Bellingham (Dortmund/Real Madrid), Kolo Muani (Frankfurt/PSG), Emiliano Martínez (Aston Villa), Kvaratskhelia (Nápoles), Barella (Inter Milão), Odegaard (Arsenal), Gundogan (Manchester City/Barcelona), Julian Alvarez (Manchester City), Bono (Sevilha/Al-Hilal), Vinícius Júnior. (Real Madrid), Rodri (Manchester City), Lautaro Martínez (Inter Milão), Griezmann (Atlético de Madrid), Lewandowski (Barcelona), Kim Min-Jae (Nápoles/Bayern Munique), Victor Osimhen (Nápoles), Luka Modric (Real Madrid) e Harry Kane (Tottenham/Bayern Munique).
A cerimónia de entrega da Bola de Ouro realiza-se a 30 de outubro, em Paris.