Sporting sela reviravolta com golos de Eduardo Quaresma, este no tempo extra, e Maxi Araújo. Gilistas anulam Gyokeres e lideram marcador durante quase uma hora
Corpo do artigo
Um golo de Eduardo Quaresma, já nas compensações, permitiu ao Sporting vencer o Gil Vicente (2-1) e manter o estatuto de líder que lhe permite entrar no dérbi a olhar de cima para o rival. O leão selou a reviravolta num jogo com um final dramático que incendiou Alvalade. O campeão entrou com garras e coração quente. Dominou, mas foi previsível perante um Gil Vicente que anulou Gyokeres, foi solidário e esteve em vantagem durante quase uma hora. O leão nunca desistiu e, apesar de realizar uma exibição cinzenta, revelou coração e garras para o último assalto que o manteve na liderança. O Gil Vicente jogou com a vantagem, roubou espaço, mas deixou de atacar e começou só a defender demasiado cedo.
O leão entrou embalado no ambiente escaldante de Alvalade que empurrava a equipa. Trincão, endiabrado na ginga, baralhou Buatu, mas falhava na mira. O Gil Vicente tentava respirar, mas era sufocado pela pressão. E a solução esteve no lançamento direto. O campeão perdeu o ímpeto inicial e sentia problemas com Gyokeres, bem marcado, por Marvin e Buatu.Neste contexto, Debast deu muito espaço a Mutombo que já só foi parado por St. Juste. Félix Correia "traiu" o clube formador, ao converter o penálti, mas não festejou. As bancadas reagiram à adversidade, mas a equipa sentiu o momento. Catamo ainda levou a bola à rede lateral, mas o leão atacava de forma confusa, sem o farol sueco e as combinações de passe curto encontravam sempre alguma barreira dos galos.
O leão reentrou ao ataque, mas com dificuldade em fluir jogo face ao recuo e solidariedade do Gil Vicente. Pedro Gonçalves testou Andrew numa fase em que o cerco apertava e os galos sentiam evidente cansaço. Rui Borges lançou Harder e Quenda. O campeão pressionava mais e, num lance de ressalto, Maxi Araújo encheu o pé e fez o empate. Neste período, os gilistas já só defendiam com dificuldade, Trincão acertou no poste, Harder fez brilhar Andrew, mas o guardião já não conseguiu fazer nada para travar a bomba de Eduardo Quaresma. E Alvalade veio abaixo!
Mais
Quaresma selou a reviravolta com uma bomba que pode ajudar a fazer história. Marvin e Buatu foram implacáveis com Gyokeres.
Menos
Debast, mal posicionado, permitiu a Mutombo arrancar e St.Juste foi imprudente. Gyokeres sofreu uma marcação impiedosa e esteve confuso e apagado.
Árbitro
Entrou com um critério amplo, podia ter amarelado Buatu e St Juste, mas apertou a filosofia durante o jogo. Auxiliado pelo VAR na penalidade.