O F. C. Porto está muito perto de anunciar a contratação de Borja Sainz, extremo espanhol de 24 anos que jogava no Norwich. Os dois clubes chegaram a uma base de entendimento para fechar uma transferência que pode ter custo total de 16 milhões de euros.
Corpo do artigo
A informação foi adiantada pela Sky Sports e confirmada pelo JN, referindo que a SAD azul e branca terá assegurado um dos grandes alvos para este mercado de transferências.
Depois de garantir a contratação de Gabri Veiga por 15 milhões de euros - o médio já jogou pelo F. C. Porto no Mundial de Clubes - e estar muito perto de anunciar o guarda-redes João Costa (Estrela da Amadora) e o central Prpric (Hadjuk Split), o F. C. Porto continua a reforçar o plantel que vai ser liderado, em 2025/26, pelo italiano Francesco Farioli.
Borja Sainz é natural de Leioa e deu os primeiros passos como futebolista no Athletic Bilbao, antes de rumar ao Alavés, onde fez a estreia como profissional. Passou pelo Saragoça e pelos turcos do Giresunspor antes de rumar a Inglaterra para atuar nos sub-21 do Norwich.
O salto para a equipa principal aconteceu de imediato e, na primeira época, marcou oito golos e fez duas assistências em 39 partidas. Em 2024/25 o contributo foi ainda maior, com o extremo a celebrar 19 golos e a fazer quatro passes decisivos em 43 partidas.
Sainz deve assinar por quatro temporadas com o F. C. Porto, por uma verba fixa de 13 milhões de euros, mais três milhões em variáveis, sendo que o clube inglês terá assegurado uma percentagem das mais-valias de uma futura venda.
Recorde-se que, durante a apresentação de Francesco Farioli, na segunda-feira, o presidente do F. C. Porto, André Villas-Boas, afirmou que é possível que o clube bata, neste verão, o recorde de dinheiro investido em reforços.