Os Boston Celtics chegaram ao empate na série da final da conferência Este (3-3), após terem vencido fora de casa os Miami Heat por 104-103, deixando a decisão da passagem à final da NBA para o último e decisivo jogo sete.
Corpo do artigo
Num final de jogo épico com a direito a "Game Winner" de Derrick White, a equipa de Boston arrancou a ferros a vitória frente aos Heat de Jimmy Butler, forçando o jogo sete, embate decisivo que irá determinar a equipa que defrontará os Denver Nuggets na final da NBA.
Nenhuma equipa da liga de basquetebol norte-americana avançou nos playoffs depois de ter perdido os três primeiros encontros de uma série à melhor de sete. Com tudo empatado, no último e decisivo jogo, os Celtics vão ter a oportunidade de alcançar um feito que até ao momento era para muitos impossível de atingir.
Os Celtics são a quarta equipa na história da liga a forçar um jogo sete após estarem a perder por 3-0. Apenas os New York Knicks frente aos Rochester Royals (1951), os Denver Nuggets contra os Utah Jazz (1994) e os Portland Trail Blazers em confronto com os Dallas Mavericks (2003) é que foram capazes de forçar um sétimo jogo.
Sabendo-se que já é uma missão complicada recuperar de um défice de três derrotas, mais difícil é ganhar uma série de playoffs vencendo quatro jogos consecutivos. Esse facto comprova-se devido a que em 151 ocasiões onde uma equipa perdia por 3-0 numa série à melhor de sete jogos, nenhuma foi capaz de avançar para uma fase seguinte da competição.
Este jogo da final da conferência Este ditará se a equipa de Jayson Tatum e Jaylen Brown irá ficar marcada para sempre na história da NBA como a primeira equipa a ser capaz de recuperar de uma desvantagem de três jogos acabando por vencer a série.
O decisivo encontro entre os Boston Celtics e os Miami Heat será jogado no TD Garden (casa dos Celtics) e está agendado para a madrugada desta terça-feira (01:30 horas). Deste embate sairá a equipa que vai enfrentar os Denver Nuggets, equipa finalista depois de ter vencido os Los Angeles Lakers na final da conferência Oeste.
O primeiro jogo da final da NBA está marcado para a dia 2 de junho.