O Botafogo empatou a duas bolas na visita ao Fortaleza, na noite desta quinta-feira, em jogo de estreia do novo técnico Tiago Nunes. Já o Bragantino, orientado por Pedro Caixinha, saiu derrotado do duelo com o Flamengo, por 1-0. O Palmeiras, comandado por Abel Ferreira, segue na liderança isolada do Brasileirão.
Corpo do artigo
No jogo em atraso da 29ª jornada do campeonato brasileiro, o Botafogo empatou a duas bolas no terreno do Fortaleza, na noite desta quinta-feira, e somou o sétimo jogo consecutivo sem conhecer o sabor da vitória. Nas últimas 13 jornadas, o emblema carioca conquistou os três pontos apenas por duas vezes.
Com Tiago Nunes em estreia no banco, aquele que é o quarto treinador da temporada, o Fogão entrou mal e Yago Pikachu, aos oito minutos, adiantou a equipa da casa no marcador. Um autogolo caricato de Brítez, aos 20 minutos, deixou tudo empatado mas, ainda no primeiro tempo, Guilherme (41’) voltou a dar vantagem ao Fortaleza. Na reta final da segunda parte, Danilo apontou o 2-2 e assegurou a conquista de um ponto na luta pelo campeonato.
Destino diferente teve o Bragantino, orientado pelo português Pedro Caixinha, que saiu derrotado da visita ao Flamengo, do antigo selecionado brasileiro Tite, por 1-0, em jogo em atraso da 30ª jornada do Brasileirão.
No Maracanã, o encontro entre dois dos candidatos ao título só ficou decidido à entrada dos últimos 15 minutos. O uruguaio De Arrascaeta, após uma combinação com Pulgar, apontou o golo solitário. A vida ficou ainda mais complicada para a formação visitante quando, a três minutos dos 90, Thiago Borbas foi expulso.
“Resumo o jogo numa frase: ganhou a equipa que foi mais eficaz, aquela que melhor soube aproveitar as oportunidades, apesar de eu entender que as melhores oportunidades do jogo foram nossas. Isto é um processo. Mesmo perdendo, estamos orgulhosos e muito satisfeitos em termos daquilo que tem sido o crescimento. A forma como a vitória foi celebrada pelos jogadores do Flamengo atesta a dificuldade que nós colocámos no jogo”, realçou Pedro Caixinha, após o apito final.
“Poderíamos ter feito mais, mas isso faz parte do jogo, do nosso crescimento. Queremos mais. Não podemos fazer mais nada em relação a este jogo. Com todo respeito pelo Internacional [próximo adversário], se jogarmos contra eles como jogámos aqui, as nossas chances de ganhar crescem substancialmente. Vamos recuperar os jogadores e fazê-los acreditar que podemos. Vamos seguir em frente. O sonho pode ter ficado um pouco mais distante, não temos dúvidas, mas a nossa luta tem de continuar. Há muito para disputar nos próximos quatro jogos. Vamos continuar com o sonho”, garantiu ainda o técnico luso.
Com estes desfechos, a quatro jornadas do fim do Brasileirão, o Bragantino é quinto classificado, com os mesmos 59 pontos do Grémio, que ocupa a quarta posição. O Flamengo ocupa o terceiro lugar do pódio, com 60 pontos, enquanto o Botafogo é segundo, com 61 pontos, menos um do que a equipa do Palmeiras, de Abel Ferreira, líder isolado com 62 pontos.