O clube da estrela solitária, treinado por Artur Jorge, festejou conquista da Taça Libertadores com os adeptos no regresso ao Brasil. Zona sul do Rio de Janeiro parou para consagrar os novos campeões sul-americanos e o técnico português foi um dos reis da festa.
Corpo do artigo
O Rio de Janeiro vestiu-se de alvinegro para coroar a inédita conquista da Taça Libertadores por parte do Botafogo. A equipa de Artur Jorge regressou, este domingo, ao Brasil, foi engolida por uma multidão e o técnico português foi, sem surpresa, alvo de uma das maiores ovações do final de tarde na cidade maravilhosa.
A vitória, por 3-1, sobre o Atlético Mineiro, em Buenos Aires, na Argentina, permitiu à formação carioca sagrar-se, pela primeira vez na história, campeã sul-americana e, depois de um ano de 2023 horrível, em que perdeu o Brasileirão após desperdiçar uma vantagem de 13 pontos, a festa do glorioso foi ainda maior.
O fogo de artifício soltou-se mal os autocarros da comitiva deixaram o Aeroporto Tom Jobim, sempre rodeados por adeptos durante quase todo o trajeto até à Enseada de Botafogo. E foi na praia do sul do Rio de Janeiro que o clube da estrela solitária foi recebido por milhares e milhares de adeptos, com alguns exageros à mistura. Um adepto subiu para o tejadilho do autocarro e, após ser obrigado a descer pela polícia militar, acabou mesmo por ser detido.
Jogadores e equipa técnica passaram, depois, para os autocarros panorâmicos, que demoraram horas a percorrer poucas centenas de metros, tal o mar de gente que os rodeavam. Artur Jorge esteve, quase sempre, na primeira linha da festa, a dançar e a cantar, tal como o investidor norte-americano John Textor que, ainda no avião, fez questão de ir ao cockpit e colocar a bandeira do clube no exterior da aeronave.
A festa durou até às tantas, mas esta segunda-feira regressa o trabalho. A formação viaja Porto Alegre onde, na quarta-feira, defronta o Internacional em jogo que pode ser decisivo para a conquista do Brasileirão, campeonato que o Botafogo não vence desde 1995.
Seja qual for o desfecho, uma coisa é certa: a Libertadores da estrela solitária já está nos braços do povo.
Veja os principais vídeos do momento: