Chegou um dos dias mais entusiasmantes do calendário do futebol mundial: o Boxing Day. Uma maratona de futebol repleta de jogos de craveira e bafejada por grandes doses de emoção. Este ano são vários os portugueses que marcam o nome neste cartaz especial.
Corpo do artigo
Após alguns excessos da quadra natalícia, esta terça-feira regressa o futebol de alta competição. Eis que está aí, ao virar da esquina, o famoso "Boxing Day", recorde de bilheteiras e audiências. Este ano com apenas cinco jogos, mas promovendo o mesmo misticismo de sempre. Uma jornada especial para o futebol britânico e para todos os amantes ao redor do globo que acompanham este evento quase que de forma religiosa.
A 19.ª jornada da Premier League arranca com um confronto entre Newcastle e Nottingham Forrest, num duelo a ser jogado às 12.30 horas. De um lado temos a equipa sensação da temporada transata da Premier League. Do outro, o conjunto orientado por Nuno Espírito Santo, que incluí Nuno Tavares. Um jogo importante para as ambições de ambos os emblemas. Os "Magpies" pretendem manter-se dentro do lote de vagas para as competições europeias. Por outro lado, o "Forest", bicampeão europeu (1979 e 1980), procura afastar-se dos lugares da linha de água.
Depois, às 15 horas, surge um duplo confronto. Os recém-promovidos Sheffield United e Luton Town medem forças. Esperando um deslize dos Nottingham, os dois conjuntos em zona de despromoção procuram melhor a condição desfavorável na tabela classificativa. O Luton é o 18.º classificado, enquanto o Sheffield ocupa o 20.º lugar e último posto. Em simultâneo, o Fulham (13.º), de Marco Silva e João Palhinha, desloca-se até ao reduto do Bornemouth (12.º), procurando fazer a devolução do mais recente confronto.
Perto do final da tarde, é a vez do Liverpool, de Diogo Jota, subir a palco, às 17. 30 horas, para defrontar o Burnley. Na condição de forasteiros, os "reds" ambicionam amealhar três pontos e passar do segundo lugar do pódio para o primeiro, à condição, pressionando o Arsenal. Já o Burnley, que se encontra no penúltimo lugar, numa luta totalmente distinta, procurará somar pontos e escapar do fundo do poço.
Por fim, já em plena noite, às 20 horas, o Manchester United recebe o Aston Villa em Old Trafford. Num duelo que promete ser entusiasmante, a margem de erro para Diogo Dalot e Bruno Fernandes é praticamente nula frente à equipa sensação. Olhando para a tabela, os "red devils" ocupam o oitavo posto e procuram entrar, de imediato, nos lugares europeus. Já os "villans", no terceiro posto, desprovidos de qualquer pressão, buscam dar continuidade ao trabalho posto em prática por Unai Emery.
Fora isto, na quarta-feira há ainda três duelos: Chelsea - Crystal Palace (19.30), Brentford - Wolves (19.30) e Everton - Manchester City (20.15). Esta jornada especial encerra-se na quinta-feira, na visita do West ham ao recinto do líder Arsenal, num duelo a ser jogado às 20.15 horas.