O britânico Bradley Wiggins (Sky), vencedor da Volta à França de 2012 e campeão olímpico de contrarrelógio e o alemão Tony Martin, bicampeão mundial de contrarrelógio e vencedor da Volta ao Algarve em 2011, são os principais candidatos à vitória da Volta ao Algarve em Bicicleta que se disputa entre 10 e 14 de fevereiro.
Corpo do artigo
A 39ª edição da ronda algarvia, categoria 2.1 da União Ciclista Internacional (UCI), tem este ano somente quatro dias, menos um do que tem sido habitual, muito por causa da crise financeira que também afeta a modalidade.
O JN apurou que a 4ª e última etapa será um contrarrelógio individual na distância de 34 quilómetros entre Castro Marim e Tavira, que será decisiva na atribuição da vitória na primeira prova portuguesa por etapas, depois de no dia anterior a tirada terminar no Alto do Malhão.
Em 2011, o alemão ganhou o contrarrelógio final da Volta ao Algarve entre Lagoa e Portimão venceu a prova, batendo o principal favorito, o espanhol Alberto Contador. Bradley Wiggins, chefe-de-fila da Sky, venceu a mesma etapa, mas o triunfo foi para o seu companheiro de equipa, o australiano Richie Porte.
Além de Tony Martin, a Omega-Pharma (Bélgica) inscreveu na Volta ao Algarve o britânico Mark Cavendish, campeão mundial em 2011 e um dos melhores sprinters da história da modalidade, eu conta na sua carreira com 93 vitórias, 23 das quais conseguidas em 2009, ao serviço da Team Columbia-High Road, e o campeão francês na luta contra o cronómetro, Sylvain Chavanel.
Além da Pharma, Movistar (Espanha), RadioShack-Leopard (Estados Unidos), Blanco Pro Cycling (Holanda) e Vacansoleil-DCM (Holanda) apresentarão no Algarve fortes formações com corredores preparados para discutir a vitória.
Os portugueses Rui Costa (Movistar), Tiago Machado (RadioShack-Leopard), o campeão holandês de contra-relógio Lieuwe Westra, o terceiro classificado do Giro de Itália 2012, o belga Thomas de Gendt (ambos da Vacansoleil-DCM) e Denis Menchov, o atual campeão da Rússia de contrarrelógio e vencedor da Volta a Itália em 2009 e da Volta a Espanha em 2005 e em 2007, são corredores a ter em linha de conta para o triunfo final.
Depois de ter estado em risco de se realizar por problemas financeiros, a Associação de Ciclismo do Algarve optou por uma nova estratégia, como confirmou o seu presidente Rogério Teixeira, já que "a organização da prova estará a cargo de uma empresa privada", acreditando que assim a corrida saia reforçada.
Etapas
14/02- 1ª etapa: Faro-Albufeira
15/02- 2ª etapa: Lagoa-Lagoa
16/02- 3ª etapa- Portimão-Malhão
17/02- 4ª etapa- Castro Marim-Tavira