Equipa minhota está perto de se apurar na Liga Europa e o técnico desvaloriza buscas à SAD. Diz que tal não mexe no grupo.
Corpo do artigo
14347312
Se os guerreiros estão focados em segurar o primeiro lugar no Grupo F da fase de grupos da Liga Europa, o jogo desta quinta-feira frente ao Midtjylland, pode ser histórico para Carlos Carvalhal, que está só a um empate de se tornar no primeiro treinador arsenalista a alcançar, por duas vezes, a fase a eliminar da prova.
A questão desportiva pode fechar já hoje, caso o Braga vença e o Estrela Vermelha empate ou perca com o Ludogorets. A combinação de resultados dá à equipa o primeiro lugar, sendo que o empate permite, no mínimo, ficar em segundo. "Não estamos focados no empate, vimos com respeito pelo adversário, mas com vontade de levar três pontos daqui", disse Carlos Carvalhal, na antevisão do jogo.
O melhor cenário, nesta ronda, permitirá ao Braga encaixar mais 2,93 milhões de euros (630 mil pela vitória, 1,1 milhões pelo primeiro lugar e 1,2 milhões, pela presença certa nos oitavos de final). Embora, desde o início, a equipa tenha colocado o foco no primeiro lugar, o empate na Dinamarca assegura ir além da fase de grupos. A confirmar-se, será a sétima vez que tal acontece, mas a primeira com o mesmo treinador. Domingos Paciência (2010/11) estreou-se, desviado da Champions e foi à final. Seguiram-se Leonardo Jardim (2011/12), Paulo Fonseca (2015/16), Abel Ferreira (2017/18), Sá Pinto (2019/20) e Carlos Carvalhal, na época passada.
Em ano e meio à frente da equipa, o atual treinador poderá passar a fasquia dos 20 milhões de euros em prémios da UEFA. Aos 9,1 milhões de 2020/21, já juntou 8,556 milhões, o que perfaz 17,656 milhões.
Carlos Carvalhal falou ao final da tarde, em Herning, num dia marcado pelas buscas à SAD do Braga. Um caso que, garantiu o treinador, não mexeu com o grupo de trabalho. "Os investigadores foram a vários clubes e nem sequer sabemos em que se situam. É um assunto que está no vazio e que não tem correspondência para o grupo. É uma investigação normal, que desvalorizamos completamente. Estamos focados, sim, é o nosso jogo e em procurar vencer", sustentou.