Primeiro treino da época para o plantel do Braga, esta manhã de segunda-feira, no Estádio AXA. Para já, 22 jogadores às ordens de Jesualdo Ferreira. Outros cinco - Elderson, Custódio, Rúben Micael, Pardo e Juan Carlos - estão autorizados a gozar mais alguns dias de férias. Os grandes ausentes foram o guarda-redes Eduardo e o médio Rafa Silva, reforços para 2013/14, que devem chegar ainda esta semana, assim se resolvam os detalhes que têm emperrado as transferências.
Corpo do artigo
"O Eduardo não é jogador do Braga, não posso falar dele. Mas gostava de o ter cá. O Rafa? Está um bocado confuso, não está? Vamos ver para que lado cai", observa Jesualdo Ferreira, ainda e sempre confrontado com a questão mais sacramental do universo braguista. O Braga pode ser campeão? "Já há dez anos me perguntaram isso. O importante é que esse desafio esteja sempre presente. É um desafio fundamental, para haver evolução", diz o treinador.
Para já, Jesualdo toma o pulso ao plantel. Vinte e dois jogadores compareceram no primeio dia de treinos. Entre eles, os reforços Joãozinho (ex-Sporting), Miljkovic (ex-Partizan), Luís Silva (ex-Leixões), Luiz Carlos (ex-Paços de Ferreira), Yazalde (regressa de empréstimo ao Beira-Mar), Pedro Santos (ex-Setúbal), Edinho (ex-Académica) e Porcellis (ex-Santa Clara). Todos arrancam em igualdade para o processo de seleção na pré-época, que começará já esta semana, com treinos bidiários, no Estádio AXA, e prosseguirá com o estágio algarvio, entre 14 e 24 próximos.
O defesa Sasso e os avançados Hélder Barbosa e Éder falharam o primeiro treino, por ainda se encontrarem em convalescença das lesões contraídas no final da última temporada. Nenhum deles tem o futuro certro na "pedreira", seja porque terão de sujeitar-se a concorrência, no caso do central francês, seja porque, como é o caso dos atacantes, e sobretudo de Éder, por terem muito mercado, que estará aberto até dia 31 de agosto.
Até lá, Jesualdo tenciona reduzir o plantel principal a 22/23 jogadores, efetivo que o treinador considera ser o ideal, até porque terá sempre à mão as alternativas da equipa B, entre as quais o reforço Chidi Osuchukwu, craque da seleção nigeriana sub-20, que disputa o Mundial da categoria, na Turquia.
"Vamos ter de fazer uma equipa nova. As ausências, por agora, não nos preocupam. A seu tempo, os jogadores que chegam mais tarde serão integrados. Temos uma trajeto definido, a par da avaliação mais rigorosa da equipa B", diz o técnico do Braga.
Das pendências do mercado poderão, também, resultar alterações. Entre entradas e saídas, tudo pode suceder. Pela "pedreira", um dos nomes que fazem mais eco é o do internacional sub-21 espanhol Juan Carlos, jogador que contrato com o Braga e que tem ordens para se apresentar ao serviço no clube minhoto, onde nunca jogou, desde que foi contratado ao Real Madrid, há dois anos. O avançado é mesmo o motivo de uma braço-de-ferro com o Bétis, que pretende ficar com o jogador, como moeda de troca por Salvador Agra, que o Braga também deseja para próxima época.
Seja como for, e verificadas as saídas de alguns jogadores - Quim, Salino, Hugo Viana (Al Ahli, Dubai), Djamal, Mossoró (Al Ahli, Arábia Saudita), Rúben Amorim (Benfica), Zé Luís e Carlão -, o Braga arranca para "uma época de renovação", com diz Jesualdo Ferreira.
Plantel provisório para 2013/2014:
Guarda-redes - Cristiano e Kritciuk; Defesas - Baiano, Douglão, Florent, Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Elderson, Santos, Joãozinho (ex-Beira-Mar/Sporting), Milijkovic (ex-Partizan) e Sasso; Médios - Custódio, Luís Silva (ex-Leixões), Luiz Carlos (ex-Paços de Ferreira), Rúben Micael e Mauro; Avançados - Alan, Éder, Hélder Barbosa, Yazalde, Pedro Santos (ex-Vitória de Setúbal), Pardo (ex-Independente Medellin), Edinho (ex-Académica), João Pedro, Juan Carlos (ex-Bétis) e Rafael Porcellis (ex-Santa Clara).